Ouvindo...

Média de público histórica do Brasileirão tem mineiros no top-5; veja lista

Atlético é o segundo time que mais levou torcedores aos estádios por jogo no torneio nacional; Cruzeiro é o quinto colocado

Atlético e Cruzeiro têm boas médias de público na história do Brasileirão

Atlético e Cruzeiro, dois dos representantes de Minas Gerais no Campeonato Brasileiro, têm bons números fora dos gramados para tentar manter na próxima edição da Série A, marcada para começar neste sábado (15). Os dois rivais estão entre os cinco clubes com maiores médias de público na história da principal competição do futebol nacional.

Desde 1959, o Galo levou em média 25.177 torcedores aos estádios nos duelos feitos como mandante. O Alvinegro está na segunda colocação da lista, atrás apenas do Flamengo.

O clube carioca, dono da maior torcida do Brasil em números absolutos, colocou 28.021 pessoas nas arquibancadas por jogo disputado como local.

O Cruzeiro ocupa o quinto lugar na lista das melhores médias de público da história do Brasileirão. Em média, a Raposa leva 20.763 torcedores aos estádios como mandante. O levantamento foi feito pelo jornalista Rodolfo Rodrigues e divulgado pelas redes sociais oficiais do campeonato. (veja lista completa abaixo).

Desafios para o Cruzeiro

Com a ótima campanha que resultou no acesso para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro teve a melhor média de público da última edição da Série B, levando 41.037 pessoas por jogo como mandante.

Para esta temporada, no entanto, será difícil a Raposa conseguir manter os bons números. Neste momento, o clube está rompido com o Mineirão e, se nada mudar nas próximas semanas, o Independência será a casa da equipe no torneio.

Como o estádio do Horto tem capacidade para pouco mais de 20 mil, é difícil imaginar o Cruzeiro entre as melhores médias de público do Brasileirão sem uma mudança de casa.

Atlético com duas casas

Esta temporada entra na história do Atlético como o ano da inauguração da Arena MRV. A nova casa alvinegra deve passar a ser utilizada pelo time principal a partir de agosto e tem capacidade para mais de 47 mil pessoas.

Em 2021, ano em que o Galo foi campeão brasileiro e também liderou a média de público do torneio, cerca de 42 mil pessoas foram ao campo acompanhar os jogos em Belo Horizonte. Os portões só foram abertos a partir da metade do campeonato, por conta da pandemia de Coronavírus.

Veja as melhores médias de público da história do Brasileirão:

  1. Flamengo: 28.071

  2. Atlético: 25.177

  3. Bahia: 23.373

  4. Corinthians: 32.072

  5. Cruzeiro: 20.763

  6. Internacional: 19.605

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.