A Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg Brasil) fez um alerta para a presença de torcidas de clubes cariocas na mesma cidade para jogos do Campeonato Brasileiro neste fim de semana. Pelas redes sociais, a entidade se posicionou sobre a possibilidade de problemas tanto nas estradas como nos locais dos jogos, e fez um apelo à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A publicação se deu por conta das partidas de Vasco e Fluminense, ambas no sábado (15). Às 16h, o Tricolor visita o América no Independência, em Belo Horizonte, enquanto o Cruzmaltino joga contra o Atlético às 21h do mesmo dia, mas no estádio Mineirão. A Anatorg destacou que ambas as torcidas farão caravanas saindo do Rio de Janeiro com destino a Minas Gerais na madrugada de sábado, o que aumenta “as chances de termos problemas na estrada”.
“Gostaríamos de entender a razão dessas duas partidas terem sido marcadas para a mesma cidade, e no mesmo dia. Fica aqui o nosso alerta e o pedido à Confederação Brasileira de Futebol, para caso tenhamos tempo, que se repense os dias desses jogos”, completou a entidade.
A Anatorg ainda citou trecho do Estatuto do Torcedor, que no artigo 10-A, aponta que a prevenção aos casos de violência “é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações ou entidades esportivas, entidades recreativas, associações de torcedores, inclusive de seus respectivos dirigentes, bem como daqueles que, de qualquer forma, promovem, organizam, coordenam ou participam de eventos esportivos”.
Histórico de violência entre torcidas
As confusões entre torcidas são recorrentes tanto nas redondezas dos estádios como no deslocamento das torcidas pelas estradas do Brasil. No começo de março,
Em setembro do ano passado,
Em ambos os casos, houve torcedores detidos, pessoas feridas e matérias apreendidos pelas forças de Segurança Pública.