Autor dos dois gols na vitória sobre o Palmeiras, por 2 a 1, em Barueri, Bruno Mezenga foi o herói do Água Santa no jogo de ida da final do Paulistão. O atacante de 34 anos tem uma longa história no futebol, com passagens por clubes da periferia do futebol europeu.
Nascido em Niterói, Mezenga começou nas categorias de base do Flamengo e em 2005 chegou à equipe principal do Rubro-Negro. Com poucas chances, foi cedido em 2007 ao Fortaleza e no ano seguinte ao Macaé.
Ainda com contrato com o Flamengo, o atacante teve sua primeira experiência no futebol europeu, sendo emprestado ao Orduspor, da Turquia, em 2009. No mesmo ano, voltou para a Gávea, onde permaneceu por mais dois anos.
Em 2010, despediu-se do Flamengo para uma nova série de empréstimos para clubes periféricos do Velho Continente. Primeiro, para o Legia Varsóvia, da Polônia. Na temporada 2011/2012, vestiu as camisas do Estrela Vermelha, da República Tcheca, e mais uma vez do Orduspor.
O retorno à Turquia foi duradouro. Na temporada 2012/2013, ainda emprestado pelo Flamengo, se transferiu para o Akhisar, que no ano seguinte ficou com o jogador em definitivo.
Bruno Mezenga disputou quatro temporadas pelo Akhisar, antes de se transferir para o Eskisehirspor, na temporada 2016/2017. A experiência no futebol turco acabou em 2019, quando retornou ao Brasil para jogar pelo São Caetano. No mesmo ano, atuou com a camisa do Vila Nova-GO.
Em 2020, o atacante carioca ainda teve mais uma experiência pouco convencional fora do Brasil, quando foi anunciado pelo Prachuap FC, da Tailândia. A experiência durou pouco e após apenas quatro jogos e nenhum gol marcado, Bruno Mezenga voltou ao Brasil para jogar na Ferroviária. O atacante ainda vestiu as camisas de Goiás e CSA-GO antes de ser contratado pelo Água Santa.
Na equipe de Diadema, o atacante vive um dos melhores momentos da carreira, com sete gols marcados em 13 jogos.
Respeito pelo Palmeiras
Após a vitória sobre o Palmeiras no jogo de ida da final do Paulistão, Bruno Mezenga pregou respeito ao Alviverde e recordou que o time de Abel Ferreira perdeu o primeiro jogo da decisão do Paulistão, no ano passado, por 3 a 1, para o São Paulo, e ainda assim reverteu a vantagem, ficando com o título Estadual.
“Lá é difícil. A disputa continua 0 a 0. Temos que ter os pés no chão. Ano passado serve de lição. Temos que aproveitar o momento, aproveitar a semana porque lá será uma batalha difícil”, disse o atacante.
Com a vitória deste domingo (2), o Água Santa joga por qualquer empate para ficar com o título paulista. Já o Palmeiras terá que vencer por dois gols para ser campeão, ou pelo menos um gol para levar a decisão para os pênaltis.
O jogo de volta acontecerá no próximo domingo (9), às 16h00, no Allianz Parque, em São Paulo.