O atacante Pedro, do Flamengo, foi eleito, nesta quarta-feira (15), o Rei da América de 2022, em um tradicional prêmio promovido anualmente pelo jornal uruguaio El País.
A votação foi realizada por 218 jornalistas espalhados pelo continente. Pedro foi o vencedor com 68 votos, apenas quatro a mais que seu companheiro de Flamengo, o uruguaio Giorgian de Arrascaeta, que obteve 64 votos.
Pedro viveu um 2022 de sonhos. Foi campeão e artilheiro da Copa Libertadores, com 11 gols, conquistou a Copa do Brasil e disputou a Copa do Mundo do Catar. O atacante rubro-negro terminou o ano com 33 gols marcados pelo Rubro-Negro carioca.
Com 34 votos, o terceiro lugar da premiação ficou com o argentino Julián Álvarez, que atuou no River Plate no primeiro semestre, antes de se transferir para o Manchester United.
Domínio brasileiro
Dos 10 primeiros colocados no prêmio, sete atuaram no futebol brasileiro em 2022. Além de Pedro e Arrascaeta, figuram na lista os também rubro-negros Gabigol, quarto colocado, e Éverton Ribeiro, que ficou em oitavo.
Também aparecem o argentino Germán Cano, do Fluminense, em sétimo, e os palmeirenses Gustavo Gómez e Raphael Veiga, em nono e décimo, respectivamente. O uruguaio Luis Suárez, atualmente no Grêmio, ficou no sexto lugar, mas como representante do Nacional-URU.
Confira os 10 primeiros do prêmio Rei da América:
Pedro (Brasil / Flamengo) - 68 votos
Giorgian de Arrascaeta (Uruguai / Flamengo) - 68 votos
Julián Álvarez (Argentina / River Plate e Man. United) - 34 votos
Gabriel Barbosa (Brasil / Flamengo) - 13 votos
Enzo Fernández (Argentina / River Plate e Benfica) - 12 votos
Luis Suárez (Uruguai / Nacional-URU) - 3 votos
Germán Cano (Argentina / Fluminense) - 3 votos
Éverton Ribeiro (Brasil / Flamengo) - 3 votos
Gustavo Gómez (Paraguai / Palmeiras) - 2 votos
Raphael Veiga (Brasil / Palmeiras) - 2 votos