A Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou reunião extraordinária para discussão da polêmica envolvendo o formato de disputa das semifinais do Campeonato Mineiro 2023. O direcionamento dos confrontos causou dúvidas
“O colegiado dos clubes optou pela manutenção do formato proposto e aprovado no Conselho Técnico, em outubro passado”, afirmou a FMF em nota, completando que apenas o América, dentre os 12 clubes da elite estadual, se posicionou de forma contrária.
Sendo assim, foi esclarecido que a próxima fase colocará em disputa: o campeão de grupo com melhor campanha diante do melhor segundo colocado; além do campeão de grupo com segunda melhor campanha diante do campeão de grupo com terceira melhor campanha.
O imbróglio se deu porque, na reunião que definiu o regulamento do campeonato, ficou definido que os confrontos seriam entre 1º x 4º gerais na tabela, e 2º x 3º gerais na tabela, diferentemente do que foi divulgado para a imprensa. Esse formato poderia implicar mudanças na disputa, já que o melhor 2º colocado do Mineiro pode ter campanha superior que um dos campeões de chave.
O Campeonato Mineiro tem sete das oito rodadas já disputadas – Patrocinense e Ipatinga ainda vão jogar pela 7ª rodada. Atualmente, os confrontos seriam:
Atlético (atual melhor líder de grupo) x Athletic (melhor 2º colocado)
América (2º melhor líder de grupo) x Tombense (3º melhor líder de grupo)
A situação, entretanto, pode mudar na última rodada. Todas as partidas serão disputadas no sábado (4), às 16h30.