Às vésperas da última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro, o formato de disputa da semifinal virou polêmica nos bastidores da Federação Mineira de Futebol (FMF).
O imbróglio ocorre após, inicialmente, no dia 24 de outubro de 2022, a FMF ter divulgado que se classificariam os líderes dos grupos A, B e C e também o melhor segundo colocado entre as chaves.
Contudo, durante reunião do Conselho Técnico da FMF - realizada no mesmo dia 24 de outubro - ficou definido, em uma ata, que os confrontos seriam entre 1º x 4º gerais na tabela, e 2º x 3º gerais na tabela, diferentemente do que foi divulgado para a imprensa.
“Os confrontos serão no formato 1º x 4º, 2º x 3º. Assim, tais confrontos serão definidos colocando-se em ordem as campanhas na fase classificatória das quatro equipes classificadas para a semifinal”, segundo trecho do documento da FMF. O ofício, inclusive, foi assinado por todos os clubes do Campeonato Mineiro.
A apuração da Itatiaia aponta que a FMF, reconhecendo o erro, emitirá novo ofício confirmando os confrontos entre o 1º colocado geral x o melhor 2º colocado, além do 2º colocado geral diante do 3º colocado geral.
Erro de digitação
Para o analista de números da Itatiaia, Domingos Sávio Baião, há ainda um erro de digitação no regulamento do Campeonato Mineiro. Isso porque o artigo 12, que fala sobre a semifinal, diz que o saldo de gols nos dois jogos é o primeiro critério para desempate e definição do classificado.
No artigo 19, que por sua vez fala sobre a decisão, consta que o saldo de gols da semifinal também é o primeiro critério de desempate. Baião ressalta se tratar de um erro de digitação, já que a informação foi repetida do artigo anterior, referente a outra fase de disputa.
América questiona
Em contato com a Itatiaia, o diretor de futebol do América, Fred Cascardo, afirmou que irá cumprir o que consta na ata do Conselho Técnico, ou seja, os duelos entre 1º x 4º e 2º x 3º.