Ouvindo...

Caso Daniel Alves: Justiça espanhola analisa pedido de liberdade provisória

Brasileiro está detido em Barcelona acusado de estuprar uma mulher numa boate em Barcelona

Daniel Alves é acusado de estuprar mulher em Barcelona

O Tribunal de Barcelona convocou uma audiência para esta quinta-feira (16) para analisar o recurso de liberdade provisória de Daniel Alves, preso acusado de estuprar uma mulher em uma boate da cidade espanhola em 30 de dezembro do ano passado.

O pedido de liberdade provisória foi feito pelos advogados do brasileiro no dia 30 de janeiro. Segundo a imprensa espanhola, Daniel Alves não participará da audiência.

Ainda de acordo com a imprensa do país europeu, na audiência desta quinta (16) todas as partes devem apresentar seus argumentos a favor e contra a liberdade provisória do ex-jogador do Barcelona. A decisão do Tribunal de Barcelona não deve ser conhecida de imediato.

A defesa do brasileiro tenta convencer o tribunal de que o jogador pode aguardar o julgamento em sua casa na cidade espanhola. O Ministério Público espanhol se coloca contra a liberdade provisória por acreditar que Daniel Alves poderia fugir para o Brasil para evitar ser preso caso seja condenado.

O caso

Daniel Alves teve a prisão decretada no dia 20 de janeiro. Ele foi detido ao prestar depoimento sobre o caso de agressão sexual contra uma mulher, no dia 30 de dezembro. O Ministério Público da Espanha pediu a prisão preventiva do atleta de 39 anos, sem direito à fiança, e a titular do Juizado de Instrução 15 de Barcelona acatou o pedido, ordenando a detenção.

A acusação se refere a um episódio que teria ocorrido na casa noturna Sutton, em Barcelona. O atleta, que defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, teria trancado, agredido e estuprado a denunciante em um banheiro da área VIP da casa noturna, segundo o jornal El Periódico.

No início de janeiro, o jogador deu entrevista ao programa “Y Ahora Sonsoles”, da Antena 3, em que confirmou que esteve na mesma casa noturna que a mulher que o acusa, mas negou ter tocado na denunciante sem a anuência dela e disse que nem a conhecia. Depois, ele confirmou que houve relação sexual com ela, mas garantiu que foi consensual.

Segundo a imprensa espanhola, a contradição no depoimento do lateral-direito foi determinante para o Ministério Público pedir a prisão e a juíza aceitar. Poucos dias depois da prisão, o Pumas, do México, anunciou que o contrato de trabalho de Daniel Alves com o clube havia sido rompido por justa causa.

Resultados do Instituto Nacional de Toxicologia e Ciências Forenses de Barcelona apontaram que os restos de sêmen coletados das amostras intravaginais da mulher que acusa Daniel Alves de agressão sexual são do jogador, assim como os encontrados no chão do banheiro da casa noturna em que os dois estiveram.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.