Abrindo as oitavas de final da Liga dos Campeões, Milan e Tottenham medem forças no San Siro, em Milão, na Itália, nesta terça-feira (14), em busca de uma vaga nas quartas de final da maior competição de clubes do mundo.
Enquanto os ingleses buscam o primeiro título de sua história, os donos da casa procuram sair de uma seca que já dura 16 anos e esperam conquistar a Europa pela oitava vez.
Os desfalques, ao todo, somam oito. Do lado italiano, o goleiro Maignan e o meio-campo Bennacer estão lesionados. Já do lado inglês, os lesionados são o goleiro Lloris, o zagueiro Tanganga e os meias Bentancur e Bissouma. O meio-campo Hojbjerg, suspenso, também está fora da partida.
Retrospecto do confronto em Champions
Voltando a figurar nas competições continentais, o Milan busca quebrar um jejum nessas oitavas, enquanto os ingleses procuram chegar, pela segunda vez em sua história, à final do torneio. Os Rossoneri nunca venceram o Tottenham em Ligas dos Campeões, sendo dois empates e duas vitórias para os Spurs.
Na última vez em que se enfrentaram pela competição, o Tottenham venceu pelo placar de 1x0, com gol de Peter Crouch, aos 35 minutos do segundo tempo. A partida foi válida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões de 2011.
Brasileiros no embate
No lado dos mandantes, o único brasileiro inscrito na competição é o atacante Junior Messias, de 31 anos. Na Liga dos Campeões, o atacante do Milan atuou durante 63 minutos, em quatro partidas da equipe italiana, e marcou um gol.
Já no lado dos Spurs, estão três brasileiros: o lateral Emerson Royal e os atacantes Lucas Moura e Richarlison. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, Emerson atuou nas seis partidas, não fez gols, nem deu assistências. O camisa 27, Lucas Moura, jogou três partidas e também não contribuiu em gols. Já Richarlison atuou em quatro jogos e foi o único a balançar as redes, marcando duas vezes.
Desempenho nas ligas nacionais
Após a paralisação do futebol de clubes para a realização da Copa do Mundo do Catar, que aconteceu pela primeira vez no meio da temporada europeia, a Itatiaia foi atrás de informações sobre como os participantes do mata-mata da Champions estão em seus respectivos campeonatos nacionais.
O Milan é o atual campeão italiano, depois de sair de uma fila de 11 anos na temporada passada. Em 2022/23, os comandados de Stefano Pioli se encontram na 5ª posição, com 41 pontos, 18 a menos que o líder Napoli, que possui 59 pontos.
Na última partida antes do compromisso pela Liga dos Campeões, que aconteceu na sexta-feira (10), os Rossoneri venceram o Torino pelo placar de 1x0, no San Siro, em partida válida pelo campeonato italiano.
O Tottenham, por sua vez, tem sua situação um pouco mais complicada no Campeonato Inglês. Quarto colocado na temporada passada, os comandados de Antonio Conte estão na 5ª posição, com 39 pontos, 12 a menos que o líder Arsenal, que acumula 51 pontos.
Os Spurs chegam ao duelo contra os italianos pressionados, após sofrerem uma goleada para o Leicester, pelo placar de 4x1, em partida válida pela Premier League e que aconteceu no último sábado (11).
Prováveis escalações
Milan - Tatarusanu; Kalulu, Kjaer, Tomori; Calabria, Krunic, Tonali , Hernandez; Brahim Diaz, Rafael Leão, Giroud. Treinador: Stefano Pioli.
Tottenham - Forster; Romero, Dier, Davies; Emerson, Sarr, Skipp, Perisic; Kulusevski, Son, Kane. Treinador: Antonio Conte.
Onde Assistir
O confronto será transmitido pelo canal Space, na TV por assinatura, e também no serviço de streaming da HBO Max. Essa partida não tem transmissão para a TV aberta.
(sob supervisão de Mamede Filho)