Ouvindo...

Governo estuda cláusula para negociar jogos no Mineirão diretamente com Atlético e Cruzeiro

De acordo com o secretário Fernando Marcato, há um termo no acordo de concessão que admite essa possibilidade

Mineirão e Mineirinho estão cedidos à iniciativa privada

Durante entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira (24), o secretário de Estado, Fernando Marcato, revelou que Governo de Minas Gerais tem o direito de promover 66 eventos de futebol por ano de forma gratuita no Mineirão. As partidas poderiam ser negociadas diretamente com Atlético e Cruzeiro.

De acordo com o Marcato, a cláusula está prevista no contrato de concessão com a Minas Arena e pode ser utilizada caso o comitê que será criado em 15 dias não resolva os impasses entre clubes e empresa que administra o Gigante da Pampulha.

“Vou dar um exemplo. O Estado tem o direito de fazer 66 eventos de futebol gratuitos. Se for o caso, metade vai para o Atlético, metade para o Cruzeiro, e o Estado por até participar desse tipo de receita. Mas não posso me manifestar em relação aos interesses comerciais de lado a lado”, explicou.

Caso a cláusula seja acionada pelo Estado, haveria uma negociação comercial com os clubes que queiram atuar no Mineirão.

“Se é gratuito ou não, tenho que perguntar para os meus advogados. Eu não posso fazer caridade com o chapéu do contribuinte. Eu não posso usar o dinheiro de imposto para dar dinheiro aos clubes, mas eu posso usar esses eventos para garantir que tenha futebol lá e eu negocio diretamente com o clube e garanto que isso seja realizado”, disse o secretário.

Durante toda a entrevista coletiva, Fernando Marcato reiterou que o atual governo não gosta dos moldes do contrato feito em gestões anteriores, mas não pretende rasgá-lo. Por isso, cláusulas previstas no acordo são estudadas para resolver o conflito de momento.

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.