O espanhol Lucas Pérez, ex-Arsenal, tomou uma decisão incomum no futebol. O atacante, que atualmente é o artilheiro do Cádiz, time da primeira divisão da Espanha, decidiu que irá jogar no tradicional Deportivo La Coruña, atualmente no terceiro escalão espanhol, no restante da temporada europeia.
O atacante, que teve passagem pelo Arsenal, teve que pagar, do próprio bolso, metade do valor de sua multa rescisória com o Cádiz, o que corresponde a 500 mil euros desembolsados pelo atleta – cerca de R$ 3 milhões na cotação atual.
O jogador foi apresentado no estádio do La Coruña com a presença de cerca de 7000 torcedores. Apesar da euforia da torcida, o atacante é mais pé no chão: “esta não é a equipe do Lucas, é a equipe do Deportivo La Coruña. Não venho aqui para salvar ninguém, a única coisa que venho aqui é para ajudar. Eu não sou uma estrela. Eu só quero ser feliz e voltar a jogar em casa!” declarou o novo contratado.
O clube da Galícia foi onde Lucas Pérez jogou seu melhor futebol, no espanhol de 2016/17. Ao fim da temporada, o jogador foi negociado junto ao Arsenal, da Inglaterra, por um montante de 20 milhões de euros, mais de R$ 60 milhões na cotação da época. Atualmente, Pérez tem 34 anos.
Lembra do La Coruña?
O Deportivo La Coruña é um tradicional clube da Espanha que, atualmente, está em uma forte crise financeira. O clube foi rebaixado da primeira divisão espanhola na temporada 2017/18. Jogou as duas temporadas seguintes na segundona até que, em 2020, caiu para o terceiro escalão do futebol espanhol e lá permanece desde então.
O clube está na memória de alguns brasileiros, principalmente pelo futebol apresentado pela equipe no final da década de 1990 e começo dos anos 2000. No ano 2000, o La Coruña superou Barcelona e Real Madrid e foi campeão espanhol com Djalminha e Mauro Silva como grandes referências do time. Além dos dois, ícones brasileiros como Bebeto e Rivaldo também passaram pelo time da Galícia.