O astro Rafael Nadal venceu Casper Ruud por 2 sets a 0 (7/6 (4) e 7/5 )na partida de exibição disputada na noite deste sábado (26), no Mineirinho, em Belo Horizonte. Cerca de 10 mil fãs acompanharam o duelo entre segundo e terceiro colocados do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
Apesar de não valer por um torneio oficial do circuito e ter caráter festivo, poucos foram os pontos em que claramente os dois jogadores não atuaram com seriedade. Os espectadores que foram ao ginásio assistiram ao mesmo duelo que decidiu a última edição de Roland Garros, também vencida pelo espanhol.
Um momento descontraído da partida aconteceu quando uma criança entrou em quadra para bater bola com Ruud. Além de ter a oportunidade de jogar com o terceiro melhor tenista do planeta, o garotinho ainda usou a raquete de Rafael Nadal.
A partida de exibição, além de trazer o maior campeão de Grand Slams da história a Belo Horizonte, marca a reabertura do Mineirinho. Principal palco do esporte especializado de Minas Gerais, o ginásio foi privatizado no primeiro semestre e não recebia um grande evento esportivo desde 2019, quando Minas e Praia decidiram a Superliga.
A visita de Rafael Nadal a Belo Horizonte faz parte de um tour que o espanhol faz na América do Sul. Ele já passou por Buenos Aires, na Argentina, Santigo, no Chile e embarca neste domingo (27) para Quito, no Equador, antes de atuar em Bogotá, na Colômbia, e Cidade do México.
O Jogo
Desafiante, Casper Ruud começou dominando a partida, quebrando o saque do adversário logo no segundo game do duelo. Sem clima de exibição, o Nadal logo devolveu a quebra e empatou em 3 a 3.
Os dois confirmaram os respectivos serviços até o tiebreak. No momento mais decisivo, o espanhol se impôs e abriu 6 a 1. Mesmo após levar susto com a breve recuperação do norueguês, o “Toro Miúra” fechou a primeira parcial em 7/6 (4).
Seguindo a mesma tendência da segunda parte do primeiro set, os dois jogadores seguiram confirmando os games de saque com certa facilidade. Quando vencia por 5 a 4, Nadal teve dois pontos para fechar a partida, mas perdeu as oportunidades.
Após vencer facilmente sacando em 5 a 5, o espanhol pressionou Ruud mais uma vez e conseguiu a quebra para vencer o adversário mais uma vez.