Ouvindo...

Leozinho, ex-Magnus, anuncia saída do futsal para atuar no futebol de campo

Considerado o ‘Príncipe do futsal’, Leozinho deixou o Magnus após um desentendimento com treinador e a diretoria

O ala não anunciou por qual clube vai atuar, mas afirmou ser fora do Brasil

O ala Leozinho, considerado o ‘Príncipe do Futsal’, pendurou o ‘tênis de salão’. O ex-jogador do Magnus anunciou, durante participação no podcast Flow Sport Club, na tarde desta terça-feira (15), que vai migrar para o futebol de campo, mas ainda não anunciou qual clube vai defender.

O atleta afirmou que foi a ‘decisão mais difícil de sua vida': “creio que isso tudo foi uma passagem pra viver o meu sonho de verdade. Fiz minha história, chegou a hora de virar a chavinha”, ponderou.

Na entrevista, Leozinho contou que o desejo para a troca se intensificou no final de 2021, e que o plano era ser apresentado pelo novo clube ainda no meio deste ano. Contudo, o jogador ainda estava sob contrato com o Magnus e, por isso, não aconteceu.

“Eu já não ia ficar lá, não ia renovar com a equipe porque queria ir para o campo, mas ninguém sabia disso ainda. Queria arriscar depois que meu contrato acabasse”, completou.

O jogador ainda não revelou por qual clube vai atuar na próxima temporada, mas disse não se tratar de um clube brasileiro. Ele também comentou que restam poucos detalhes para oficializar sua nova casa, e que a apresentação deve ser feita entre o fim de novembro e o início de dezembro.

Principais referências nos gramados

Leozinho contou que se espelha em Neymar e Ronaldinho Gaúcho nos campos, e que tem preferência por atuar como meia ou ponta direita. O atleta realizou trabalhos com sua equipe nos últimos dois meses, após ter seu contrato com o Magnus rescindido.

“Foi tudo muito rápido. Saí do Magnus e fui direto para lá. Cheguei fisicamente abaixo, mas minha parte técnica me ajudou a suprir”, contou.

Atuar nos gramados era um sonho de pai e filho. Leo conta que seu pai sempre o pressionou para tentar migrar para o futebol. Agora, o objetivo do jovem é estar presente na lista de convocados para a Copa do Mundo de 2026 e disputar a Liga dos Campeões.

“Sonhar é de graça!”, brincou.

O início dos problemas

Leozinho entrou em quadra pela última vez com o Magnus no dia 15 de julho deste ano, em partida diante do Foz Cataratas, pela Liga Nacional de Futsal. De acordo com o ala, na ocasião, houve uma discussão acintosa com o então treinador, Ricardinho, que foi a gota d'água para a diretoria. Dias depois, o desligamento do jogador foi oficializado.

O atleta contou que viveu problemas na equipe desde sua chegada, alegando que sofria muito com a hierarquia. Para ele, muitos dos problemas que aconteciam tinha apenas o jogador como o culpado, e nunca a comissão.

Ele considerava que as cobranças feitas pelo treinador eram uma forma de cobrança e carinho, já que nunca teve uma relação ruim com Ricardinho, mas que, muitas vezes, extrapolavam o limite.

“Eu sabia que não era santo, que muitas vezes eu também estava errado, mas os caras superiores a ele não faziam nada e a bomba estourava só para o meu lado. Já chegou ao ponto de eu ser retirado de um treino e não relacionado para uma partida por ter errado uma lambreta no treino”, completou.

Após o anúncio, Leo utilizou as redes sociais para divulgar o dia em que contaria tudo que aconteceu e, também, a ‘decisão mais difícil de sua vida’, que culminou em sua aposentadoria das quadras.

O menino que virou Príncipe

Leonardo Caetano Silva, conhecido como Leozinho, é um ala de 23 anos que começou no futebol de salão em 2017, pelo Magnus, equipe de Sorocaba que disputa a Liga Nacional de Futsal (LNF). Natural de Petrópolis-RJ, o carioca disse que começou a jogar com quatro anos de idade e que buscaria realizar seu sonho de virar jogador.

Leozinho viajou à São Paulo para participar de uma peneira com mais de mil jovens que buscavam o sonho de se profissionalizar. Após chamar atenção nos primeiros testes, foi chamado para uma segunda oportunidade. Desta vez, com “apenas” 50 concorrentes.

Apesar da pressão, continuou a mostrar sua qualidade dentro das quadras e foi contratado pelo clube, ingressando na equipe profissional do Magnus e tendo grande destaque na liga.

Conhecido pela ousadia, pela habilidade com a bola nos pés e pelas jogadas plásticas, o ala logo se tornou peça fundamental não apenas do time, mas também da Seleção Brasileira, tendo participado, inclusive, de sua primeira Copa do Mundo em 2021.

O seu estilo de jogo criou a associação com o histórico Falcão, considerado como um dos melhores da história do esporte e apelidado de ‘Rei do Futsal’, fazendo com o que o jovem jogador herdasse o posto de ‘Príncipe’.

Números de Leozinho

Ao todo, foram 92 jogos e 25 gols na LNF, conquistando a competição de 2020, dois Mundiais de Clubes (2018 e 2019), dois Campeonatos Paulistas (2020 e 2021), a Liga Paulista (2017) e dois títulos da Supercopa do Brasil (2020 e 2021).

Além disso, Leozinho já chegou ao topo do futsal mesmo com a pouca idade, vencendo o prêmio de Melhor Jogador Jovem do Mundo duas vezes consecutivas, tanto em 2020 quanto em 2021.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.