Ouvindo...

América na Sul-Americana: veja premiação e como são formados os grupos

Décimo colocado do Brasileirão, o América entrará diretamente na fase de grupos da Copa Sul-Americana em 2023

Em 2023, o América disputará a Copa Sul-Americana pela primeira vez em sua história

Décimo colocado do Campeonato Brasileiro, com 53 pontos, o América fará sua estreia na Copa Sul-Americana na próxima temporada. Após o empate diante do Atlético-GO, no Independência, no último domingo (13), os comandados de Vagner Mancini não conseguiram a classificação para a Libertadores. Contudo, irão disputar uma competição sul-americana pelo segundo ano consecutivo.

Como a Itatiaia vem acompanhando, ao todo, 56 times vão participar da Sul-Americana no ano que vem, tendo 31 se classificado diretamente para a fase de grupos - que é o caso do Coelho. Além deles, outros 16 clubes passarão em confrontos da 1ª fase e mais 15 serão integrados ao torneio depois de serem eliminados na 3ª fase da Libertadores.

Sistema de mata-mata

Em cada um dos oito grupos existentes, apenas o líder se classifica para o mata-mata. Com isso, os primeiros colocados vão enfrentar os times que entrarem na competição como os terceiros de suas chaves na Libertadores. Assim, serão formados os confrontos das oitavas de final em diante.

Sobre a competição

De acordo com a Conmebol, a previsão é que a fase de grupos comece no dia 4 de abril e termine no dia 29 de junho. As oitavas de final devem ocorrer entre 18 e 27 de julho, enquanto a final será disputada no dia 28 de outubro. O sorteio de cada um dos grupos vai ocorrer no dia 22 de março de 2023.

Neste ano, o Independiente del Valle-EQU, que conquistou o torneio, faturou R$ 42 milhões pelo título, enquanto o São Paulo, segundo colocado, levou R$ 26 milhões.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.