Com o fim do Campeonato Brasileiro desta temporada, muitos torcedores choram pelo desespero do rebaixamento e outros tantos comemoram o acesso à elite do futebol brasileiro. Neste domingo (13), a Série A conheceu o seu último time rebaixado, enquanto os quatro clubes que disputarão a Primeira Divisão em 2023 foram conhecidos nas últimas semanas.
Série A
Na divisão de elite do Brasileirão, as grandes dúvidas deste domingo (13) ficaram por conta do último classificado para a fase de grupos da próxima Libertadores, além dos dois times que entrariam nas fases preliminares da competição sul-americana e a definição do último rebaixado na Série A.
Ao golear o Botafogo por 3x0, na Arena da Baixada, o Athletico-PR garantiu a sexta posição, com 58 pontos, e vai disputar a fase de grupos da Libertadores. Junto com o Furacão, estão: Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo. Nas fases preliminares, Atlético, sétimo colocado, e o Fortaleza, oitavo, vão disputar a pré-Libertadores.
Até a 37ª rodada, Ceará, Juventude e Avaí já estavam rebaixados para a Série B. Com o empate diante do América, no Independência, e a vitória do Cuiabá sobre o Coritiba, o Atlético Goianiense foi o último clube a ser rebaixado.
Série B
Campeão da Série B, o Cruzeiro está de volta à Série A após três temporadas. Com 78 pontos, os comandados de Paulo Pezzolano coroaram o ano com o troféu da Segundona, sendo seguidos pelo vice-líder Grêmio, pelo terceiro colocado Bahia e, por fim, o Vasco fechou o G-4 da Série B.
Ainda na Segunda Divisão, CSA, Brusque, Operário e Náutico foram rebaixados e vão disputar a Série C no ano que vem.