A Federação Nacional de Atletas de Futebol (Fenapaf) publicou nesta quarta-feira (19) uma nota pedindo o afastamento do árbitro Anderson Daronco (RS). Recentemente, o juiz foi acusado por Raniele, do Avaí, de ser desrespeitoso com os jogadores do Avaí.
De acordo com o zagueiro, o gaúcho questionou a posição da equipe na tabela e, também, a qualidade dos atletas em campo: “Estão em uma posição legal para ficar falando. Tem um tanto de Pelé, só jogador bom”, disse na saída de campo após a derrota para o Fluminense na última rodada.
A nota da Fenapaf, além de citar o episódio com os jogadores do Avaí, lembrou que Daronco já foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após acusações de Hulk, do Atlético. O atacante revelou que teria sido intimidado pelo árbitro.
“A Federação Nacional de Atletas de Futebol - FENAPAF vem, por meio desta nota, repudiar, de forma veemente, as atitudes do árbitro Anderson Daronco, que na partida entre Avaí x Fluminense, realizada no último domingo dia 16/10, desrespeitou de forma absurda os atletas do Avaí, proferindo palavras desrespeitosas e moralmente ofensivas.
Este senhor já havia feito o mesmo com atletas do Atlético Mineiro, sendo punido pelo STJD com o pagamento de cestas básicas; pelo visto a punição não lhe serviu, pois continua a desrespeitar e ofender atletas, nos noventa minutos que tem como autoridade, os verdadeiros protagonistas do futebol”, diz a nota.
A Federação do Atletas ainda informou que vai acionar novamente o STJD, além da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A intenção é que Daronco seja afastado imediatamente das escalas das partidas.
“A FENAPAF oficiará o Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD; a Comissão Nacional de Arbitragem - Conaf; a Confederação Brasileira de Futebol - CBF, solicitando o afastamento imediato do senhor Anderson Daronco, que de fira reincidente e desrespeita, sem o menor constrangimento, profissionais em seu local de trabalho”, finaliza.