A equipe brasileira Loud, atual campeã mundial de Valorant, se despede de dois jogadores: Gustavo ‘Sacy’ Rossi, iniciador e idealizador da equipe, e Bryan ‘pANcada’ Luna, controlador do time e melhor jogador do Masters de Istambul. Os dois jogadores vão defender a Sentinels, equipe americana.
Após o título mundial conquistado no dia 18 de setembro, quando os brasileiros bateram a Optic por 3 a 1, muitas especulações começaram a surgir acerca da manutenção da equipe, que havia acabado de ‘bater no teto’.
A primeira baixa foi do técnico, Matheus “bzkA” Tarasconi, que anunciou em suas redes sociais a saída da equipe para buscar novos desafios, e que será coach do MIBR, equipe brasileira. Poucos dias depois, os rumores das saídas de Sacy e pANcada se confirmaram.
Sacy já deixou claro seu sonho de viver uma experiência internacional no cenário profissional de e-sports, e agora atuará em uma das maiores organizações do cenário, contando com a participação de Tenz, jogador contratado pela Sentinels por U$1 milhão, da Cloud9.
Para suprir as saídas, a Loud se aproxima das contratações de Cauan ‘cauanzin’ Pereira, da NIP, e Arthur ‘tuyz’ Vieira, da TBK. As duas equipes ficaram de fora das selecionadas para o Sistema de Franquias do jogo, modelo já usado no League of Legends (LOL), que dá vaga às competições internacionais (Champions e Masters) e isso pode ser um facilitador para negociações de jogadores de destaque, como os citados.
A vaga de coach ainda está em aberto. A equipe contaria com Guilherme ‘Spacca’, ex-atleta, streamer e caster da Riot nas competições, porém, ele desistiu das negociações após descobrir um ‘problema de saúde extremamente delicado’, alegando que precisará focar nos tratamentos, mas que continuará como comentarista nos jogos.
CRIAÇÃO DA EQUIPE
A equipe no princípio havia sido criada com o intuito de buscar o título inédito para o Brasil. Sacy e Saadhak foram os responsáveis por arquitetar a lineup, antes mesmo de definir qual organização que defenderiam.
Os dois jogaram juntos no Team Vikings (VKS) de janeiro de 2021 até dezembro do mesmo ano, quando a equipe anunciou uma reformulação e jogadores e comissão técnica deixaram a organização.
Em participação no podcast ‘Flow Games’, Sacy contou o processo de definição da equipe, que buscava jovens talentos ‘mirudos’ para ensinar sobre as funções e táticas, e citou como chegou aos nomes de Aspas, Less e pANcada.
A equipe foi oficializada com janeiro deste ano, e após apenas oito meses de existência e muita dominância no cenário nacional e mundial, concluiu seu principal objetivo.
(sob supervisão de Lucas Sanches)