Ouvindo...

Confronto entre torcedores e policiais deixa um morto e três gravemente feridos na Argentina

Partida entre Gimnasia e Boca Juniors foi suspensa por conta da confusão

Gás lacrimogênio gerou mal estar em atletas e torcedores

A partida entre Gimnasia La Plata e Boca Juniors, na noite de quinta-feira (6), foi marcada por tragédia. Durante a agitação das arquibancadas por conta do uso de gás lacrimogêneo, ‘Lolo’ Regueiro, torcedor do Gimnasia de 57 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu a caminho do hospital.

Do lado de fora do estádio, durante enfrentamento entre torcedores e policiais, as autoridades usaram gás lacrimogêneo, que acabou criando uma nuvem que sobrevoou o campo e gerou mal-estar em torcedores e jogadores, paralisando a partida com oito minutos do primeiro tempo. As autoridades presentes autorizaram que os presentes ficassem no campo para se proteger do gás e aguardar a normalização da situação nos arredores do Estádio Juan Carmelo Zerillo para deixar o local.

O jogo era válido pela 23ª rodada do Campeonato Argentino. Os donos da casa, em sexto lugar, enfrentariam o vice-líder da competição, que travam luta direta para se aproximar do Atlético Tucumán, líder da liga.

Lamentamos el fallecimiento de Carlos “Lolo” Regueiro, hincha de Gimnasia que perdió la vida tras los incidentes producidos fuera del estadio. Nuestras más sinceras condolencias a sus familiares y amigos. Repudiamos estos hechos y hacemos un llamado profundo a la reflexión.

— Boca Juniors (@BocaJrsOficial) October 7, 2022

De acordo com informações da “TycSports”, canal de televisão argentino, outros três torcedores estão internados em estado grave no hospital por conta dos conflitos com a polícia.

Conflito

A confusão se deu por conta da superlotação do estádio para a partida. Foram vendidos mais ingressos que o Juan Carmelo Zerillo comporta, fazendo com que os portões fossem fechados meia hora antes do pontapé inicial.

O palco do confronto tem capacidade para 20.461 pessoas, com isso, muitos torcedores ficaram de fora com ingressos em mão.

Isso gerou revolta nos adeptos, que tentaram forçar a entrada no estádio para acompanhar o jogo, dando início à confusão com a polícia, que usou de gás lacrimogêneo e balas de borracha para controlar e dispersar a confusão.

Matéria sob supervisão de Enzo Menezes.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.