O Cruzeiro venceu a Ponte Preta na noite desta quarta-feira (28) por 2x1, de virada, e ficou ainda mais perto do título da Série B nesta temporada. Com 71 pontos na tabela, a equipe de Paulo Pezzolano será campeã na sexta-feira (30) em caso de tropeços do Bahia e do Grêmio, que ainda jogam na 32ª rodada do campeonato.
Na etapa inicial, a Macaca saiu na frente em um belo chute de fora da área do volante Amaral e ensaiou uma pressão sobre a Raposa. Mas, nos acréscimos, em uma cobrança de falta de Machado, o zagueiro Zé Ivaldo deixou tudo igual no placar, no Estádio Moisés Lucarelli.
Em busca do triunfo, em Campinas, o Cruzeiro virou a partida aos 22 minutos do segundo tempo após uma nova assistência de Machado. O volante cruzou uma bola na área e achou Edu, que só empurrou para balançar as redes da Ponte Preta. Artilheiro celeste, Edu chegou ao seu 21º gol em 2022, sendo dez deles anotados na Série B.
Aos 35, Rafa Silva driblou a marcação adversária, invadiu a área do time paulista e só deslocou o goleiro Caíque França para ampliar o placar. Já aos 44, o jovem Kaiki cruzou para Rafa Silva fechar a goleada.
Campanha irretocável
Com 76,3% de aproveitamento, o Cruzeiro tem 21 vitórias, nove empates e três derrotas na competição, em uma campanha marcada por acesso recorde - sete rodadas de antecedência - e melhores marcas como mandante e visitante.