Ouvindo...

Equador pode ser expulso da Copa do Mundo após divulgação de possíveis irregularidades

Irregularidades na documentação de um lateral-direito do Equador pode comprometer a vaga na Copa do Mundo

Documentação falsa de lateral do Equador pode excluir a Seleção da Copa

Às vésperas da Copa do Mundo, o Equador pode ser expulso da competição, que ocorre entre novembro e dezembro deste ano, no Catar. Segundo informações divulgadas pelo Sportsmail, o lateral Byron Castillo teria usado uma certidão de nascimento falsa em oito jogos das Eliminatórias. Em junho, o Comitê Disciplinar da Fifa inocentou o jogador.

De acordo com o tabloide, Castillo teria sido acobertado pela Federação de Futebol do Equador (FEF). A Comissão de Apelações decidirá sobre a vaga no Mundial na quinta-feira (15). Caso a Seleção seja expulsa, o Chile herdaria a classificação.

Nesta segunda (12), o Sportsmail publicou em uma gravação em que Castillo teria dito aos investigadores, em 2018, que nasceu em 1995 e não em 1998, data colocada na certidão de nascimento equatoriana. Além das irregularidades no documento, Byron David Castillo Segura se chamaria, na verdade, Bayron Javier Castillo Segura, e teria nomeado um empresário equatoriano que lhe forneceu a nova identidade.

Sobre a denúncia

A Fifa investiga o caso desde abril, depois de ter recebido a denúncia da Federação Chilena, que enfatizou que Castillo estava inelegível por ser um imigrante ilegal.

A abertura da Copa será justamente entre o Catar, país-sede do torneio, e o Equador, em partida válida no dia 20 de novembro.

A Fifa e a FEF preferiram não se manifestar sobre o caso.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.