A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) arquivou, nesta sexta-feira, a Notícia de Infração ingressada pelo Athletico-PR pedido punição ao meia Arrascaeta e ao atacante Gabigol, do Flamengo. O clube paranaense queria que a dupla fosse julgada e suspensa por jogada violenta e agressão, respectivamente, durante a partida da última quarta-feira (27), no Maracanã, pelo duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
O Athletico-PR alegava que Gabigol cometeu agressão contra o volante Fernandinho e pedia a punição do flamenguista. Fora do lance de jogo, o camisa 9 do Flamengo trombou com o jogador do Furacão no meio-campo e desferiu um chute na perna do adversário, que caiu no gramado. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira mostrou o cartão amarelo ao rubro-negro. O VAR não chamou o árbitro para revisão da jogada para um possível vermelho e concordou com a atitude de Luiz Flávio.
Já em relação à Arrascaeta, o Athletico-PR reclama que o uruguaio também deveria ser expulso direto – recebeu o cartão amarelo – por dar um carrinho por trás e acertando a panturrilha do meio-campista Erick, que puxava o contra-ataque e já estava na intermediária ofensiva. Assim como o lance de Gabigol, o VAR não viu a jogada para vermelho.
Na decisão, a Procuradoria do STJD concordou com a aplicação dos cartões amarelos para os dois jogadores do Flamengo.
Além disso, o órgão destacou que na Notícia de Infração não estão presentes as duas possibilidades previstas para denúncias com base no artigo 58-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz: “em caso de infrações graves que tenham escapado à atenção da equipe de arbitragem, ou em caso de notório equívoco na aplicação das decisões disciplinares, os órgãos judicantes poderão, excepcionalmente, apenar infrações ocorridas na disputa de partidas, provas ou equivalentes”
Após analisar toda a documentação e vídeos juntados, a Procuradoria concluiu pelo arquivamento e lembrou que, em situação semelhante, o Pleno do STJD do Futebol julgou pela absolvição entendendo que não se pode afirmar que o lance tenha escapado da arbitragem, uma vez que houve a punição com a aplicação do cartão amarelo.