Ouvindo...

William Bonner: como era o mundo quando o jornalista assumiu o Jornal Nacional?

A Globo anunciou a saída de William Bonner do Jornal Nacional nessa segunda-feira (1º); veja como era o mundo quando ele chegou ao programa jornalístico

William Bonner e Fausto Silva

Era 1º de abril de 1996 quando William Bonner, hoje com 61 anos, estreava como âncora do Jornal Nacional. Ao lado dele, na bancada, estava a jornalista Lillian Witte Fibe, hoje com 71. Os dois substituíram Sérgio Chapelin e Cid Moreira (1927-2024).

Ainda com televisões de tubo, Lillian e Bonner noticiaram alguns destaques naquele dia, como uma rebelião ocorrida no Centro Penitenciário Agroindustrial de Goiás (Cepaigo), em Aparecida de Goiânia; e o episódio em que foi questionado se o piloto Rubinho Barrichello era “herói ou vilão” por sua performance em Interlagos.

Nessa segunda-feira (1º), após 29 anos, Wiiliam Bonner anunciou sua saída do Jornal Nacional. Conforme o próprio jornalista, a decisão foi tomada por ele durante a pandemia. César Tralli, que apresenta o Jornal Hoje, será seu substituto a partir de novembro. Já Bonner irá comandar, em 2026, o Globo Repórter ao lado de Sandra Annenberg.

Relembre como era o mundo quando Wiiliam Bonner assumiu o jornalístico!

Leia também

Quem era o presidente da época?

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) era o presidente da época e estava em seu primeiro mandato.

Qual era a moeda brasileira?

A moeda da época já era o Real, que havia substituído o Cruzeiro Real há cerca de dois anos.

Qual novela ‘das 8' passava na Globo?

Em abril de 1996, a novela “Explode Coração”, que tinha como pano de fundo o povo cigano, estava no ar. A trama escrita por Gloria Perez trazia Tereza Seiblitz - atualmente no quadro Dança dos Famosos - e Edson Celulari nos papéis principais, como Dara e Júlio Falcão, respectivamente.

Quem eram os galãs da Globo e as musas da TV?

Marcos Palmeira, Fábio Assunção, Marcello Antony e Leonardo Brício eram alguns dos grandes galãs da época.

Após o sucesso de “Pantanal” (1990) e “O Rei do Gado” (1996), Marcos Palmeira ganhou o rótulo de galã. Esta última novela também rendeu o “status” ao atores Fábio Assunção e Leonardo Brício.

Já Marcello Antony ganhou destaque por seu papel em “Salsa e Merengue” (1996).

Entre as mulheres, Patrícia Pillar, Alessandra Negrini, Letícia Spiller e Carolina Ferraz eram as “musas” da época.

Patrícia após atuação em “O Rei do Gado”, Alessandra pelo papel em “Cara & Coroa” (1995) e Letícia por papéis em “Quatro por Quatro” (1994) e “Vira Lata” (1996).

Já Carolina Ferraz se tornou “musa” depois de atuar em “Pátria Minha” (1994) e “História de Amor” (1995).

Quais programas de humor da Globo faziam sucesso em 1996?

“Casseta & Planeta, Urgente!”, que inclusive fazia sátiras do Jornal Nacional, e “Sai de Baixo”, com Miguel Falabella, Marisa Orth, Tom Cavalcante e Aracy Balabanian (1940-2023), eram os grandes programas de humor da época.

Em 1996, estreava na Globo o programa “Chico Total”, comandado por Chico Anysio (1931-2012), que chegou ao fim no ano seguinte.

Quais músicas eram os hits da época?

Naquela época, alguns artistas nacionais explodiam com suas canções. Dentre eles, a banda Skank, com o lançamento de “Garota Nacional”, que foi considerado um dos maiores hits do ano.

Outras canções que fizeram sucesso são: “Estou Apaixonado (Estoy Enamorado)”, de João Paulo e Daniel, "À Primeira Vista”, de Daniela Mercury, “Sem Medo de Ser Feliz”, de Zezé Di Camargo e Luciano, “Dança da Cordinha” e "É o Tchan” , do É o Tchan, “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Casinha de Sapê)”, regravação do grupo Kid Abelha, e “Recado à Minha Amada (Carta Marcada)”, do Katinguelê.

Nas paradas internacionais, a canção “Macarena”, de Los del Río, que se tornou um fenômeno global, “Because You Loved Me”, de Céline Dion, e “Wannabe”, da girl band Spice Girls, explodiam naquela época.

Qual era o celular da época?

Em 1996, o Motorola StarTac, lançado em janeiro daquele ano, era o celular mais moderno. Afinal, ele trazia um design compacto e futurista, e era considerado “status de luxo”.

O aparelho tinha 88 gramas, cabia no bolso (diferentemente dos conhecidos “tijolões”) e possuía formato flip - ou seja, era dobrável.

O Nokia 2110 - primeiro com o toque “Nokia Tune” - também era popular naquela época, porém, não mais que o Motorola StarTac.

E o futebol?

Em 1996, o Grêmio se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro em disputa contra a Portuguesa. O time era comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari e ganhou por 2 a 0.

Já a Copa do Brasil foi vencida pelo Cruzeiro, que enfrentou o Palmeiras na final e ganhou por 2 a 1. O técnico do Cruzeiro era Levir Culpi e o time era formado por Vitor, Gélson Baresi, Nonato e Roberto Carlos, na zaga; Fabinho, Ricardinho, Palhinha e Cleisson, no meio-campo; e Marcelo Ramos e Paulinho McLaren (ou Donizete), no ataque.

1996 foi ano de Jogos Olímpicos

Vale lembrar que as Olímpiadas de Atlanta ocorreram em 1996, e o Brasil teve uma participação histórica ao conquistar 15 medalhas.

Foi nesta edição que o Brasil obteve a primeira medalha de ouro feminina da história dos Jogos, após vitória de Jacqueline Silva e Sandra Pires no vôlei de praia.

O país conquistou, ao todo, três ouros, três pratas e nove bronzes.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.