Ouvindo...

Um ano sem Silvio Santos: o ato solidário que o dono do SBT teve com a Globo

Silvio Santos morreu em 17 de agosto de 2024, em São Paulo

Silvio Santos morreu aos 93 anos

Há exato um ano morria Silvio Santos, ícone da TV Brasileira, aos 93 anos. O apresentador e dono do SBT teve um ato solidário revelado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-executivo da Globo.

A história foi compartilhada por Boni durante o especial 60 anos de “Programa Silvio Santos” em 2023.

Conforme o ex-funcionário da Globo, Silvio emprestou dinheiro para o canal - onde ele iniciou a carreira - para quitar a folha de pagamento dos funcionários. Isso sem se importar se a emissora era concorrente do SBT.

“Não só a televisão brasileira, mas também o Brasil, devem muito ao Silvio Santos. Como artista, ele criou um personagem extraordinário, um apresentador com um estilo inigualável. Pra mim, o Silvio Santos é um dos melhores apresentadores do mundo. Como empresário, ele criou do nada uma rede de televisão que é a segunda mais importante do Brasil, um trabalho extraordinário”, comentou Boni à época.

Leia também

“Eu queria dizer ao Silvio Santos também que agradeço em nome da TV Globo por ele ter emprestado dinheiro pra gente poder pagar a folha de funcionários quando a gente ainda estava engatinhando. Obrigado Silvio”, disse o ex-diretor global que seguiu agradecendo a contribuição do apresentador.

Boni disse, ainda, que o dono do SBT ajudou a Globo a expandir em São Paulo. “O Silvio abria espaço no programa dele - onde tinha audiência - e a gente podia promover os nossos programas, nossas novelas. Sem o Silvio Santos teria sido muito difícil a Globo penetrar em São Paulo”, finalizou.

Silvio Santos deixou a Globo cerca de dez anos após adquirir a TVS Rio em outubro de 1975. Em agosto de 1981, o apresentador assinou a concessão do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, dando início a história da emissora.

História da Globo com o SBT ganha novo capítulo

Vale lembrar que a história da Globo com o SBT ganhou um novo capítulo em 15 de dezembro de 2024. Patrícia Abravanel foi recebida no palco do “Domingão com Huck” e celebrou a união das emissoras ao lado de Luciano Huck. O sinal foi exibido simultaneamente entre os canais.

Ao som de “Silvio Santos vem aí", Huck homenageou o apresentador. “Não foi apenas o maior comunicador desse país, foi visionário [...] Impactou culturalmente a vida desse país todo. A televisão brasileira não seria como é hoje se não fosse Silvio Santos”, diz.

Em seguida, Patrícia é chamada. “Algo histórico... A gente tá fazendo história porque neste momento também está sendo transmitido pelo SBT simultaneamente. Silvio Santos ainda fazendo história”, comenta.

A apresentadora chegou a distribuir Jequiti nos bastidores do programa da Globo. “Não vai ter maior que Silvio Santos, mas, sim, eu e minhas irmãs temos o compromisso de dar continuidade a esse legado maravilhoso para que pessoas saibam quem foi Silvio Santos e se inspirem. Sei que a alegria dele era fazer você, brasileiro, feliz”, declarou Patrícia.

Luciano então dispara. "É incrível o que está acontecendo neste minuto. Sinal único. Isso é mais do que um gesto de boa vizinhança, irreverência, confiança, cortesia, é um momento de celebração, algo maior”.

“Lá atrás Silvio Santos mostrou como é possível unir pessoas”, acrescentou ele, que falou sobre a conexão de pessoas. “Essa é a TV que acredito e mais do que isso, isso é o Brasil que acredito”, encerra.

Por fim, a dupla joga aviãozinho para a plateia a pedido de Patrícia. Além dela, a irmã Daniela Beyruti, presidente do SBT, também esteve no canal.

Morte de Silvio Santos

Rei da televisão brasileira, Silvio Santos, de 93 anos, morreu em 17 de agosto de 2024, em São Paulo, após 17 dias internado no Hospital Albert Einstein.

Conforme o hospital, Silvio morreu em decorrência de broncopneumonia - inflamação que atinge os pulmões, como os brônquios e os alvéolos - após infecção por Influenza (H1N1).

Atualmente, Daniela Beyruti é CEO do SBT, e Patrícia Abravanel segue no comando do Programa Silvio Santos. Já Rebeca Abravanel permanece à frente do Roda a Roda, assim como Silvia na apresentação do “Sábado Animado”. Por outro lado a caçula, Renata Abravanel, dirige o Grupo Silvio Santos.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.