Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Fiocruz em BH

Um dos principais nomes da música brasileira, Milton Nascimento foi homenageado na tarde desta terça-feira (16)

Milton Nascimento foi representado pelo maestro de sua banda, Wilson Lopes

Milton Nascimento, um dos principais nomes da Música Popular Brasileira (MPB), recebeu, na tarde desta terça-feira (16), o título de Doutor Honoris Causa pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A cerimônia foi realizada na sede da instituição em Minas, no Barro Preto, em Belo Horizonte.

De acordo com a instituição, a homenagem, aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, reconhece a relevância da obra de Milton como instrumento de resistência, crítica social e afirmação de identidades ao longo de mais de seis décadas de trajetória artística.

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacou a importância da honra: “O legado artístico de Milton Nascimento é inegável e sua obra está em sintonia com a missão da nossa instituição. Desde o início da carreira, ‘Bituca’ utilizou seu canto e sua musicalidade como instrumentos de conscientização, transformação social e resistência democrática”.

“É motivo de orgulho conceder essa homenagem a um dos maiores ídolos da música brasileira, que tem uma carreira marcada pela excelência com reconhecimento também no exterior. A celebração ganha um significado ainda mais especial por ocorrer em Minas Gerais, a terra que o viu crescer e onde nasceu o lendário Clube da Esquina”, concluiu.

No evento, Milton foi representado pelo maestro de sua banda, Wilson Lopes.

Bituca

Com mais de seis décadas de carreira, Milton Nascimento é uma das figuras mais influentes e aclamadas da Música Popular Brasileira (MPB). Apelidado de “Bituca”, ele é dono de uma voz inconfundível, que se tornou sua marca registrada no Brasil e no exterior.

Ao longo de sua carreira, lançou dezenas de álbuns, ganhou cinco prêmios Grammy e foi homenageado com o Grammy Latino Lifetime Achievement Award. Mesmo após anunciar sua aposentadoria dos palcos, ele segue sendo lembrado pelos fãs e admiradores.

Recentemente, o filho do cantor, o advogado Augusto Nascimento, de 32 anos, compartilhou que ele foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), uma condição grave, progressiva e sem cura, que causa complicações no quadro cognitivo.

A doença foi descoberta após uma viagem em família para os Estados Unidos (EUA). Milton Nascimento também convive com Parkinson, desde 2023. Pelas limitações, Milton se aposentou dos palcos em novembro de 2022, após uma turnê de despedida.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.

Ouvindo...