Jurados do Miss Universo 2025 renunciam a dois dias da grande final

Entenda o que levou os jurados a deixar o Miss Universo 2025

Omar Harfouch, Victoria Kjær Theilvig (Miss Universo 2024) e Raúl Rocha (Presidente do Miss Universo)

Dois jurados do Miss Universo 2025 decidiram abandonar a competição dois dias antes da grande final, que será exibida no Brasil nesta quinta-feira (20).

São eles: o pianista e compositor Omar Harfouch e o ex-jogador de futebol e técnico Claude Makélélé.

Omar, o primeiro a desistir de ser jurado, postou um vídeo acusando à organização de falta de transparência. Segundo ele, 30 misses das 136 foram escolhidas por pessoas que não fazem parte do júri oficial, e que as próprias candidatas relataram isso.

Leia também

“Eu não podia ficar de pé diante do público e das câmaras de televisão, fingindo legitimar um voto no qual nunca participei. Alguns dos países eliminados através deste processo poderiam estar em guerra, discriminados ou geopoliticamente sensíveis. Os telespectadores assumiriam que o júri tomou estas decisões, e eu não posso assumir a responsabilidade por um processo no qual não participei. Fingir o contrário seria desonesto”, disse.

No vídeo, o músico explicou que conversou com o presidente do concurso, Raúl Rocha, sobre a descoberta, que negou. No entanto, logo depois, ele viu uma nova publicação nas redes sociais do Miss Universo com o nome de seis jurados e decidiu fazer uma pesquisa para saber quem eles eram. Ocasião que descobriu que um deles é namorado ou ex da Miss Universe Paraguai, Yanina Gómez, e que outros têm contato com candidatas. “Pra mim, é um conflito de interesses”, disparou ele, que tinha criado uma música para o concurso e não estará mais na preliminar e nem na final.

Sua declaração levou o presidente do Miss Universo, Raúl Rocha, a se manifestar. Conforme ele, houve um equívoco. A pré-seleção, em questão, seria para a premiação “Beyond The Crown”, “uma iniciativa independente de impacto social destinada a promover liderança, serviço, educação, saúde, inclusão e apoio significativo a causas de caridade”.

Conforme a organização, essa seleção não tem relação com a eleição da Miss Universo 2025 e nem com a etapa preliminar, que acontece na manhã desta quarta-feira (19) e conta com outros jurados. A expectativa é de que a etapa seja exibida no Brasil a partir das 9h pelo canal no Youtube da Grand TV.

Segundo jurado desiste do concurso

Já Claude Makélélé explicou que não estará na final do Miss Universo 2025 “por motivos pessoais imprevistos.”

“Esta foi uma decisão difícil, pois tenho a mais alta consideração pelo Miss Universo. A plataforma representa empoderamento, diversidade e excelência - valores que sempre defendi ao longo da minha carreira”, destacou.

“Peço sinceras desculpas à organização, aos concorrentes e a todos os envolvidos, e espero poder contribuir no futuro em melhores circunstâncias. Obrigado pela compreensão e apoio”, completou.

Jurados substitutos não foram anunciados. Portanto, seguem no júri que elegerá a Miss Universo 2025: Chalida Thaochalee (Miss Tailândia 1998), Sharon Fonseca (modelo e atriz venezuelana), Ismael Cala (jornalista cubano), Saina Nehwal (jogadora de badminton indiana), Louie Heredia (cantor filipino), Andrea Meza (apresentadora mexicana e Miss Universo 2020) e Romero Britto (artista brasileiro).

Onde assistir à final do Miss Universo 2025?

A grande final do Miss Universo 2025 acontece na próxima quinta-feira (20) e pode ser assistida gratuitamente, a partir das 21h30 (horário de Brasília), pelo RecordPlus (streaming da Record) e R7.

Vale lembrar que a TV Band foi a última emissora a transmitir o Miss Universo – que já chegou a ser exibido pela extinta TV Tupi e pelo SBT. Em 2020, a final do concurso foi exibida pelo Youtube da organização internacional, e as edições de 2021, 2022, 2023 e 2024 não tiveram transmissão oficial no país.

A volta à TV ocorre após o Miss Universe Brasil mudar de gestão. Desde julho, o concurso pertence ao empresário Rodrigo Ferro, que decidiu manter o título de Maria Gabriela Lacerda, eleita pela gestão anterior.

A gestão de Ferro conta com as experientes misses Natália Guimarães e Julia Gama, que atuaram durante toda a preparação da piauiense.

Além de Maria Gabriela, outras misses têm se destacado no concurso, dentre elas, Veena Singh, da Tailândia, e Olivia Yacé, da Costa do Marfim.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.

Ouvindo...