Ouvindo...

Miss Universo pode eleger sexta mulher negra em 2025: conheça Olivia Yacé

Olivia Yacé, Miss Costa do Marfim 2025, é a grande favorita para vencer o Miss Universo 2025

Olivia Yacé, Miss Universo Costa do Marfim 2025

Olivia Yacé, da Costa do Marfim, pode se tornar a sexta mulher negra a vencer o Miss Universo. A modelo de 27 anos é uma das grandes favoritas ao título.

Caso eleita, Olivia levará a primeira coroa para o seu país, que nunca elegeu uma Miss Universo. Com isso, a história pode se repetir pelo terceiro ano consecutivo.

Sheynnis Palacios, da Nicarágua, e Victoria Kjær Theilvig, da Dinamarca, também fizeram história nas duas últimas edições do concurso por terem se tornado as primeiras misses universo dos seus respectivos países.

Leia também

Afinal, quem é Olivia Yacé?

Nascida em Oloumi, no Gabão, Olívia Yacé, de 27 anos, cresceu em Abidjan, na Costa do Marfim. Ela trabalha como modelo e se tornou conhecida pelas participações em concursos de beleza e projetos sociais.

Em 2021, ela participou do Miss Mundo, conquistando o terceiro lugar no concurso. Curiosamente, Sheynnis, Miss Universo 2023, participou do mesmo concurso em 2020, ficando no TOP 40. Já Victoria, Miss Universo 2024, esteve no Miss Grand International em 2022, avançando até o TOP 20.

Formada em marketing e gestão, Yacé atua, principalmente, em projetos sociais voltados ao empoderamento e inclusão de jovens na África.

A Miss Costa do Marfim 2025 é fluente em francês, espanhol e inglês, sendo diferenciais para seu sucesso no Miss Universo 2025.

Ela é filha de Jean-Marc Yacé, prefeito de Cocody (um dos distritos de Abidjan). Nas redes sociais, Yacé acumula mais de 700 mil seguidores.

Mulheres negras no Miss Universo

Apenas cinco mulheres negras venceram o Miss Universo em mais de sete décadas de concurso. A primeira a conquistar o título foi Janelle Commissiong, de Trinidad e Tobago, em 1977.

Depois dela foram eleitas Wendy Fitzwilliam, também de Trinidad e Tobago, em 1998; Mpule Kwelagobe, de Botsuana, em 1999; Leila Lopes, da Angola, em 2011; e Zozibini Tunzi, da África do Sul, em 2019.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.