Ouvindo...

Antes de Preta, Gilberto Gil perdeu filho de forma trágica

Com oito filhos, Gilberto Gil já se despediu de Pedro Gil. Preta Gil faleceu nesse domingo (20)

Gilberto Gil com os filhos Preta e Pedro Gil

Preta Gil faleceu nesse domingo (20), após uma longa batalha contra o câncer. Filha do cantor Gilberto Gil, a cantora deixou um filho, Fran Gil, e uma neta, Sol de Maria.

Antes de Preta, Gilberto Gil se despediu de outro filho: Pedro Gil, que faleceu de forma trágica. Em 1990, aos dezenove anos, Pedro Gil - primeiro filho de Gilberto com Sandra Gadelha - sofreu um acidente de carro. Em seguida, ele ficou em coma. Pedro era baterista do grupo de rock Egotrip.

Leia também

O acidente ocorreu quando Pedro Gil voltava de São Paulo para o Rio de Janeiro. O instrumentista acabou dormindo ao volante e perdeu o controle do automóvel. Com isso, o carro bateu em uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, capotando várias vezes.

Pedro Gil foi resgatado e levado para o Hospital Beneficiência Portuguesa. O músico teve uma fratura no crânio e traumatismo cranioencefálico. Após oito dias internado na UTI, em 2 de fevereiro, o jovem faleceu.

Ao todo, Gilberto Gil teve oito filhos de seus quatro casamentos:

  • Com Belina de Aguiar: Nara Gil (1966) e Marília Gil (1967);
  • Com Sandra Gadelha: Pedro Gil (1970 - 1990); Preta Gil (1974 - 2025) e Maria Gil (1976);
  • Com Flora Nair Giordano: Bem Gil (1985); Isabela Gil (1988) e José Gil (1991).

Em 2015, nasceu Sol de Maria, filha de Francisco Gil e Laura Fernandez, primeira bisneta de Gilberto Gil.

Gilberto Gil e a filha Preta Gil, que morreu ontem

Morte de Preta Gil

Em 10 de janeiro de 2023, Preta recebeu o diagnóstico de câncer de intestino. Ela tinha um tumor de seis centímetros no reto. Em agosto de 2023, a cantora colocou uma bolsa de ileostomia, que foi retirada em dezembro depois do procedimento de reconstrução do trato intestinal.

Em 11 de dezembro de 2023, ela relatou que estava em remissão da doença, que acabou tendo recidiva em 22 de agosto de 2024. A doença voltou mais agressiva, sendo em quatro lugares.

Em 2025, Preta Gil se mudou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, e relatou que estava no país em busca da cura, visto que no Brasil já havia feito tudo o que podia.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia