Ouvindo...

Morre Preta Gil: namorada de Fran Gil, Alane desabafa sobre morte da cantora

Cantora faleceu nesse domingo (20), após longa batalha contra o câncer

Alane Dias namora Fran Gil

A cantora Preta Gil faleceu nesse domingo (20), causando comoção nacional. Além do pronunciamento de amigos e da família, na última noite, a ex-BBB Alane Dias, namorada de Fran Gil e nora da cantora, também se despediu da artista.

Pelas redes sociais, a atriz afirmou que nunca imaginou conhecer Preta Gil e que teve o privilégio de conviver com a cantora. Confira, a seguir, o texto.

“Um silêncio ecoa no coração de um país inteiro hoje. O Brasil admira e ama a Preta. Ela é e sempre será um símbolo de potência, especialmente para nós, mulheres”, inciou.

Leia também

“Nunca imaginei que um dia teria a honra de conhecê-la. Quando a vi pela primeira vez, tão linda, radiante, cercada de amigos e afeto, entendi o quanto era gigante. Tive o privilégio de conviver com sua presença em momentos que marcaram a minha vida e pude ver a forma como ela amava e cuidava de quem estava à sua volta, isso foi algo que sempre me comoveu”, continuou Alane, tecendo elogios à Preta Gil.

Em seguida, Alane falou sobre o atual parceiro, Fran Gil. “Hoje, penso com carinho em tudo o que ela deixou. E me uno em afeto a quem carrega sua luz, especialmente ao meu amor, o Fran, com quem tive a sorte de cruzar caminho e que hoje é abrigo dessa memória tão viva. Admiro imensamente sua trajetória e tudo o que representa”.

“Preta, você segue em minhas orações. Obrigada por tudo o que foi e por tudo o que é e sempre será. Vá em paz, cercada do amor que sempre semeou”, concluiu a ex-BBB.

Preta Gil faleceu no dia 20 de julho

Batalha contra o câncer

Em 10 de janeiro de 2023, Preta recebeu o diagnóstico de câncer de intestino. Ela tinha um tumor de seis centímetros no reto. Em março daquele ano, a cantora sofreu uma septicemia, teve 4 horas de perda de consciência e precisou ser reanimada. Ela chegou a ficar 20 dias internada na UTI.

Em julho, Preta se afastou das redes sociais para cuidar da saúde mental. A artista relatou que a “dor e a decepção” a motivaram a se distanciar da internet. Ela voltou dias depois. Em agosto de 2023, a cantora colocou uma bolsa de ileostomia, que foi retirada em dezembro depois do procedimento de reconstrução do trato intestinal.

Em 11 de dezembro de 2023, ela relatou que estava em remissão da doença, que acabou tendo recidiva em 22 de agosto deste ano. A doença voltou mais agressiva, sendo em quatro lugares. Em 2025, Preta Gil se mudou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, e relatou que estava no país em busca da cura, visto que no Brasil já havia feito tudo o que podia.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia