Ouvindo...

‘Oceanos': Disney+ lança documentário científico em parceria com National Geographic

Produção é apresentada por Sir David Attenborough, maior referência do mundo em história natural

Documentário promete fotografia imersiva e deslumbrante

O Disney+ lançará um novo documentário em parceria com o National Geographic: “Oceanos com David Attenborough”. O apresentador, de 99 anos, é a maior referência do mundo em história natural. A produção mostra ao público a importância dos oceanos e como é possível reestabelecer a grandeza das vastas e interconectadas águas da Terra. A estreia acontece no dia 8 de junho.

O documentário é embasado em pesquisas científicas e conta com a consultoria de uma equipe de especialistas, entre eles o Dr. Enric Sala, fundador da National Geographic Pristine Seas. Além disso, o longa-metragem traz depoimentos impactantes em primeira pessoa e uma fotografia imersiva e deslumbrante.

Leia também

O foco é nas ações humanas que estão causando a destruição dos oceanos e nos efeitos de práticas de pesca destrutivas, como dragagem e pesca de arrasto de fundo, em ecossistemas marinhos inteiros, comunidades costeiras e no clima global. Apesar disso, o documentário também mostra que ainda é possível recuperar o ecossistema.

Para isso, Attenborough investiga ecossistemas marinhos incrivelmente diversos, desde vibrantes florestas de algas gigantes e recifes de corais hipnotizantes até imponentes montes submarinos no meio do oceano.

“Minha vida coincidiu com a grande era da descoberta dos oceanos. Nos últimos cem anos, cientistas e exploradores revelaram espécies extraordinárias, migrações épicas e ecossistemas incrivelmente complexos, superando tudo o que eu poderia ter imaginado quando jovem. Neste documentário, apresentamos essas descobertas maravilhosas, revelamos por que nossos oceanos estão em tão más condições e, talvez o mais importante, mostramos como eles podem ser trazidos de volta à vida”, afirma o apresentador

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.