Ouvindo...

Wagner Moura vence prêmio de melhor ator em Cannes por ‘O Agente Secreto’

Esta é a primeira vez que um brasileiro vence o prêmio de interpretação masculina na competição principal

O Agente Secreto traz Wagner Moura no papel principal

O brasileiro Wagner Moura foi eleito o melhor ator na 78ª edição do Festival de Cannes, na França, por sua atuação em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. Esta é a primeira vez que um brasileiro vence o prêmio de interpretação masculina na competição principal. O diretor recebeu o prêmio, entregue pela espanhola Rossy de Palma, em nome do ator.

“Um grande ator e uma grande pessoa”, afirmou o diretor Mendonça Filho, que agradeceu a premiação pelo amigo, que não estava presente para acompanhar o festival. “Espero este filme lhe traga coisas maravilhosas. Obrigado ao injúria e à presidente Juliette Binoche”, acrescentou o cineasta.

“O personagem que interpreto só quer viver com os valores que o representam. É terrível que, em momentos distópicos, manter-se fiel aos seus valores de dignidade seja perigoso”, disse Moura há alguns dias em Cannes.

A primeira atriz brasileira a vencer Cannes foi Fernanda Torres, coroada em 1986 pelo filme “Eu Sei que Vou Te Amar”.

Ambientado na década de 1970, o longa narra a história de Marcelo, um professor universitário perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil.

Ele foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.

Além do protagonista, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino e outros fazem parte do elenco. O filme chega aos cinemas ainda este ano.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.