Ouvindo...

Conheça os livros de Han Kang, vencedora do Nobel de Literatura, publicados no Brasil

Han Kang é a primeira escritora da Coreia do Sul a vencer o Nobel; “A Vegetariana” é seu livro mais conhecido

Livros da sul-coreana Han Kang publicados no Brasil

Han Kang é a primeira escritora da Coreia do Sul a receber o Nobel de Literatura. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pela Academia Sueca, responsável pelo principal reconhecimento literário do mundo. A romancista de 53 anos nasceu em Gwangju e se mudou para Seul aos dez anos. Começou a publicar em 1995, aos 25. Estudou literatura na Universidade Yonsei e é também artista visual.

O Nobel destacou que Han Kang foi escolhida por sua “prosa poética intensa, que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”. Em uma entrevista divulgada pelo comitê, Han Kang afirma que terminava de jantar com o filho quando recebeu a ligação informando sobre o Nobel. “Era 20h, uma noite tranquila na Coreia”. “Honrada e muito surpresa”, a escritora contou a novidade ao filho: “mas ainda não tivemos muito tempo para conversar sobre isso”. Ao ser perguntada sobre seu dia, destacou que não trabalhou hoje: “eu li um pouco e dei uma volta”.

Com menos livros publicados em relação a outros vencedores do Nobel, Han Kang tem três livros publicados no Brasil e o quarto a caminho.

Leia também

Conheça os livros de Han Kang:

  • A Vegetariana

“A vegetariana”, de 2007, a lançou ao estrelato na Europa e nos EUA. O livro venceu o prestigiado Man Booker International em 2016 e a tornou conhecida fora da Coreia. No Brasil, “A vegetariana” teve pequena edição da Devir em 2013, e em 2018 saiu pela Todavia. A “Vegetariana” é uma história sobre tabu, violência e erotismo. “Eu tive um sonho”, diz Yeonghye, que em seguida opta por nunca mais comer, cozinhar ou servir carne. A decisão a leva a um processo violento que vai impactar todo seu entorno. Narrado por três pontos de vista, a história mostra o afastamento de Yeonghye de certas pressões familiares.

  • Atos Humanos

Em 2021, a Todavia lançou “Atos Humanos”, de 2014. A história recria a repressão do exército coreano a um protesto estudantil em 1980 e a busca de um garoto de 15 anos pelo corpo do melhor amigo. É um romance atordoado pela memória.

  • O Livro Branco

O último livro de Han Kang publicado no Brasil é “O Livro Branco”, de 2016, que ganhou edição da Todavia em 2023. É uma “meditação íntima e delicada sobre o luto e a vida” e considerado o livro mais pessoal da coreana.


A Todavia prepara para 2025 o romance “ We Do Not Part”, ainda sem título em português, que traz a história de uma jovem que deve salvar um pássaro de estimação. O volume saiu na Coreia em 2021 e vendeu mais de 200 mil cópias. Em Portugal, Han Kang também teve publicado “Lições de Grego”, que conta a história de um professor que está perdendo a visão e de uma aluna que vai perdendo a voz.


Participe dos canais da Itatiaia:

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo