Ouvindo...

Campeã do BBB 23, Amanda Meirelles revela doença incurável: ‘resolvi investigar’

Médica passou por bateria de exames recentemente

Amanda Meirelles, campeã do BBB 23, revelou nesse domingo (16) que possui uma doença incurável. Segundo a médica, que esteve neste ano no Rio Grande do Sul (RS), onde atendeu de forma voluntária atingidos pelas enchentes, ela recebeu o diagnóstico há cerca de 7 anos.

“Quem cuida de quem cuida?”, indagou ela ao falar sobre a importância de profissionais da saúde procurarem auxílio médico. O que, de acordo com Amanda, muitas vezes não ocorre.

“Essa semana tirei um tempo para fazer uns exames de controle, tive um quadro de mielite há anos e com o avanço da medicina resolvi investigar ainda mais”, revela Amanda.

Leia mais:

Leia também

“Por ter conhecimento muitas vezes o medo faz com que a gente não investigue algo como deveria. Foi aí que me peguei pensando em tantos profissionais que trabalham com saúde e podem estar em falta com a de si próprio”, continua.

A médica defende seu ponto de vista com um dado. “Um estudo demostrou que 64,5% dos profissionais de saúde estavam com altas demandas psicológicas, e 57,3% estavam com baixo controle sobre o trabalho e muitos não olham para a própria saúde”.

“Já parou pra pensar nisso? Estou aqui hoje para te lembrar a cuidar de você com o mesmo carinho que cuida dos outros”, encerrou Amanda.

Afinal, o que é mielite?

Algum tempo depois, Amanda esclareceu que está bem e detalhou a doença. “Fiz essa publicação porque quem me acompanha aqui sabe que gosto de mostrar essa vida sem filtro. E, muitas vezes, pra mostrar que aqui desse lado existe uma pessoal real, assim como vocês, que passa por problemas reais, inclusive problemas de saúde também”.

“Eu tive um quadro de mielite transversa há uns seis, sete anos. À época, foi descartado esclerose múltipla, ser infeccioso, pós-vacina, enfim, eu tinha feito um rastreio e não fechou pra nada. E, para quem não sabe, mielite é uma inflamação na medula. Eu sentia um formigamento nas minhas pernas, perdia força, então foi algo que me fez internar. Precisei fazer uso de corticoide em doses elevadíssimas pra tentar diminuir a inflamação”, relatou.

“Recentemente, eu senti um pouquinho de dormência na perna esquerda e falei ‘ah, vou deixar pra lá'. Até que eu torci meu pé em Noronha, estava dentro do hospital e falei ‘preciso fazer isso’”, explicou. Logo em seguida, ela foi orientada a fazer um novo rastreio para investigação médica.

“Coletei o líquido da coluna, o liquor, que é um exame que tinha muito trauma. Porém, desta última vez, o médico foi um encantandor de pacientes. Não senti dor nenhuma”, acrescentou.

Mielite é a inflamação da medula espinhal, que pode ser causada por diversas patologias. Dentre os sintomas estão dor nas costas, que segue para as pernas e braços; sensação de dormência e formigamento; febre; e insuficiência respiratória.

O tratamento pode envolver o uso de corticoides intravenosos, analgésicos e medicamentos antivirais, a depender de cada caso. Apesar de não ter cura, a doença tem tratamento e prevenção.

O diagnóstico é feito por meio de ressonância magnética da medula espinhal, análise de líquido cefalorraquidiano e exames de sangue.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Leia mais