No dia do escritor, autores mineiros contam como enfrentam a página em branco

25 de julho foi escolhido em 1960 como Dia Nacional do Escritor

Luis Giffoni, Marcela Dantes e Carlos Herculano Lopes comentam sobre o desafio da escrita

Preencher a página em branco é a peleja diária de quem escreve. Há uma imagem sobre a escrita muito comum e incorreta: a do escritor talentoso e inspirado que transforma pensamentos em textos atraentes com facilidade. O processo literário, na verdade, envolve muito mais tentativa e erro, reescrita incansável de rascunhos e desespero diante da tela em branco do que normalmente se imagina.

Neste 25 de julho, lembrado como Dia Nacional do Escritor, autores mineiros explicam como lidar com a tarefa sofrida e prazerosa de contar uma história. A Itatiaia conversou com Carlos Herculano Lopes e Luis Giffoni, integrantes da Academia Mineira de Letras, e com Marcela Dantés, uma das vozes de destaque entre jovens escritores de Minas.

Confira:

Carlos Herculano Lopes

Carlos Herculano Lopes é jornalista e escritor. Nasceu em Coluna, no Vale do Rio Doce, e vive em BH. Ocupa a cadeira 37 da Academia Mineira de Letras. É autor de vários livros, entre eles os romances “Sombras de julho”, “A dança dos cabelos”, “Poltrona 27" e “O último Conhaque”

Luis Giffoni

Luis Giffoni nasceu em Baependi (MG) e tem mais de 20 livros publicados. Vencedor do Prêmio Jabuti, ocupa a cadeira 33 da Academia Mineira de Letras

Marcela Dantés

Marcela Dantés nasceu em Belo Horizonte e é formada em Comunicação Social pela UFMG. Tem três livros publicados. O mais recente, “Vento Vazio”, foi lançado em 2024 pela Companhia das Letras.

Leia mais:

Leia também

Dia Nacional do Escritor

Desde 1960, o dia 25 de julho é lembrado como Dia Nacional do Escritor. A data foi escolhida pelo Ministério da Educação e Cultura do Governo JK para homenagear o 1º Festival do Escritor Brasileiro, realizado pela União Brasileira de Escritores. O vice-presidente da entidade, na época, era Jorge Amado, já reconhecido como um dos grandes autores nacionais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo

Ouvindo...