A influenciadora Isabel Veloso explicou sobre como a doação de sangue a ajudou com o tratamento paliativo do linfoma de Hodgkin, câncer no estágio terminal. O tema foi falado em especial para a campanha de junho vermelho em seu primeiro vídeo no canal do YouTube, publicado nesta quinta-feira (30).
No vídeo,
“Hoje eu sou uma paciente paliativa, estou em cuidados paliativos fazendo apenas tratamento para a dor. Porém, eu precisei de doação de sangue por um tempo do meu tratamento para poder chegar pelo menos até aqui”, acrescentou.
Isabel explicou o motivo da doação ser necessária nos casos como os dela: “Em setembro de 2022, eu precisei realizar um transplante de medula óssea autólogo, onde eu mesma fui minha doadora. No meio do transplante baixam todas as nossas células do sangue: hemácias, plaquetas, glóbulos brancos. Infelizmente a gente não tem outra opção hoje em dia que não seja doação de sangue para repor essas células sanguíneas.”
Ela contou que foi pela doação que conseguiu receber alta antes do previsto no hospital. “Graças à doação de sangue, eu consegui passar pelo meu transplante de medula óssea. O tempo previsto de alta, para vocês terem uma ideia, era mais de um mês e eu fui a paciente que, pós transplante, consegui alta em 12 dias. Então foi uma vitória muito grande para mim, foi graças a doação de sangue que consegui sair muito mais cedo do meu transplante de medula óssea”, afirmou.
“Não só eu, mas inúmeros pacientes que passam por transplante de medula óssea, ou até mesmo no meio do tratamento oncológico com quimioterapias e imunoterapias, assim como eu passei, precisam de doação de sangue para repor, estar disposto a fazer outras quimioterapias e continuar o seu tratamento”, acrescentou.
A influenciadora continuou: “Infelizmente, quando baixa essas células sanguíneas no corpo, a gente não pode repetir outra quimioterapia por cima porque se não a nossa vida corre muito risco. A gente precisa fazer uma reposição do nosso sangue, nossas células, para a gente poder estar disposto a daqui tantos dias previstos, a gente poder realizar o tratamento de novo.”
“Graças às doações de sangue, eu e vários outros pacientes oncológicos estão vivos e dando continuidade no seu tratamento. Então eu incentivo você que doe sangue e vá até um banco de sangue próximo na sua cidade para que você possa realizar essa ação que salva muitas vidas. Tenho certeza que, assim como eu, essas vidas serão eternamente gratas”, concluiu Isabel.
Diagnóstico
A influenciadora Isabel Veloso, de 18 anos, relatou no dia 1º de março deste ano que enfrenta um câncer terminal e possui apenas 6 meses de vida - mas o
Anos atrás, Isabel recebeu diagnóstico da doença, passou por transplante de medula óssea, além de quimioterapia. Ela chegou a relatar que havia sido curada, porém a doença voltou.
Antes de se casar no dia 13 de abril,
O documento destaca que a adolescente possui “Linfoma de Hodgkin sem resposta ao tratamento quimioterápico” e que ela passa por “cuidados paliativos exclusivos”.
Ainda no mês passado, Isabel contou