O ator Bruce Willis completa 69 anos nesta terça-feira (19). Aposentado da carreira artística desde que começou a lidar com problemas cognitivos, o ator recebeu homenagens da esposa, Emma Heming Willis, e das filhas através das redes sociais.
“Assim como você, nós simplesmente adoramos Bruce. O que você talvez não saiba, mas talvez possa imaginar, é que estar nos braços dele é o lugar mais seguro de todo o mundo”,
“Eu te amo muito. Eu o amo muito! Nosso rei pisciano!” comentou na postagem a filha mais nova de Bruce com Demi Moore, Tallulah. Ela também compartilhou uma foto do pai sorrindo enquanto ela folheava um álbum de fotos cheio de capas de revistas dele. “Eu amo minhas pessoas”, comentou na homenagem publicada por Scout, a filha do meio da relação de Bruce e Demi.
Scout homenageou pai com fotos antigas da estrela de “Duro de Matar”. “Meu pai é um dos meus melhores amigos, talvez agora em um nível mais profundo do que nunca, honestamente”, escreveu. “Quero agradecer por amarem meu papai. Obrigada por compartilharem histórias sobre o que ele significa para vocês, é um presente sentir seu amor. Feliz aniversário para o maioral”, compartilhou.
A filha mais velha de Bruce,
“Obrigado por sua generosidade, por sua tolice e por seu coração. Lou o ama muito”, escreveu Rumer em menção à filha, que é a
Diagnóstico de demência frontotemporal
O protagonista de “Duro de Matar” se aposentou após receber o primeiro diagnóstico de afasia, em 2022. Cerca de um ano depois, a família confirmou que o artista tem
O que é demência frontotemporal
Paulo Caramelli, especialista em cognição e professor da UFMG, explicou que a DFT é a segunda causa de demência degenerativa mais frequente com início antes dos 65. “Ou seja, de início considerado precoce do ponto de vista de faixa etária”, disse.
A doença se dá pelo acúmulo de “proteínas anormais no cérebro”. Conforme o médico, existem duas características ou duas formas de apresentação clínica da doença. Sendo elas: variante comportamental e variante de linguagem. Na primeira apresentação, o paciente, fundamentalmente, tem alterações de comportamento. De acordo com Caramelli, elas “vão desde apatia ou desinibição, alterações de hábitos alimentares, como preferência por doces, a apresentação de algum tipo de compulsão”.
“São alterações basicamente de comportamento e, em geral, a memória se encontra relativamente preservada pelo menos nas fases iniciais, sobretudo, quando você compara com pessoas com doença de Alzheimer. A maior parte dos casos de Demência Frontotemporal, variante comportamental, a memória não é tão afetada no início e é por isso, por exemplo, que essas pessoas não têm dificuldades de localização espacial. A memória, principalmente essa para trajetos conhecidos, ela segue preservada”, esclarece.
A outra variante é a de linguagem. “A linguagem é a alteração clínica inicial, menos comportamento e também menos memória. De toda forma, são apresentações clínicas que evoluem de forma progressiva e, em fases mais avançadas, fica muito difícil você diferenciá-las. Em geral, a memória não é alterada precocemente ou no início do quadro”, destaca o médico.
Com informações de Patrícia Marques