Ouvindo...

Bruce Willis não reconhece a mãe e apresenta comportamento agressivo após diagnóstico de demência

O ator de ‘Duro de Matar’ foi diagnosticado com um tipo de demência há cerca de duas semanas

Bruce Willis se aposentou após diagnóstico de afasia em 2022

O ator Bruce Willis, de 67 anos, diagnosticado com demência frontotemporal, já não consegue reconhecer a própria mãe e demostra comportamento agressivo, devido à doença.

“Ela [mãe] já não tem certeza de que ele [Bruce Willis] a reconhece. Seu comportamento é muito lento, sempre tem uma ligeira agressividade e já não é possível ter uma conversa normal com ele. Apesar de que esse comportamento é comum na condição clínica dele”, afirmou um primo do ator ao jornal alemão Bild.

Entenda a doença

A família de Bruce Willis anunciou o diagnóstico há duas semanas. A doença está em estado avançado e não há tratamento. A demência frontotemporal, também conhecida como DFT, é a forma mais comum de demência em pessoas com menos de 60 anos. A doença tem progressão lenta e é caracterizada por mudanças de comportamento e problemas de comunicação.

"É uma doença cruel que muitos de nós nunca ouviu falar e que pode atingir qualquer um. Hoje em dia, não há tratamento, uma realidade que esperamos mudar nos próximos anos. Enquanto a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia seja focada em destacar esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa”, disse a família na versão completa da declaração.

Em 2022, a família de Willis anunciou a aposentadoria do ator de 67 anos, diagnosticado com afasia. A doença faz com que o paciente tenha dificuldades de comunicação, além de afetar a compreensão de sons, imagens e outras expressões. “Como consequência e com muita consideração, Bruce está deixando a carreira que significou tanto para ele”, publicou a esposa.