Ouvindo...

Pitty chama Beyoncé de ‘Irmã Dulce’, é criticada e anuncia pausa nas redes

Brasileira fez comentário sobre passagem surpresa da norte-americana pelo Brasil para a festa ‘Club Renaissance’

Pitty fez crítica sobre passagem de Beyoncé pelo Brasil

A passagem surpresa de Beyoncé pelo Brasil continua dando o que falar nas redes sociais, incluindo a opinião polêmica da cantora baiana Pitty. A brasileira foi às redes sociais dar um parecer sobre a vinda da norte-americana ao país e, após desagradar internautas, anunciou uma pausa no uso de redes sociais.

Pitty revelou que estava “sorumbática” (tristonha ou melancólica) por alguns acontecimentos. Entre eles, a artista citou a “podridão de agências/mercado” e o lançamento do novo projeto de Manu Gavassi, do qual participou, que definiu como carregado de “assuntos importantes para debater o feminismo na arte”.

A brasileira seguiu o tweet afirmando que Beyoncé “resolveu fazer a Irmã Dulce em pleno Natal”, citando a passagem da cantora norte-americana por Salvador, na Bahia, cidade natal de Pitty, para uma edição da festa “Club Renaissance”. “Não me cancelem, eu amo, mas esse timming tá foda”, prosseguiu após mencionar a outra artista.

Beyoncé no Brasil: entenda a escolha de Salvador para ‘Club Renaissance’

“Não cabe em redes, na verdade, a sensação é ‘cada um em seu casulo, em sua direção; vendo de camarote a novela da vida alheia sugerindo soluções, discutindo relações bem certos que a verdade cabe na palma da mão...’. 20 anos com volta e meia realizando esse sentimento de que ninguém se importa com nada além de si mesmo. Tomara que eu esteja muito errada”, completou.

O tweet no qual dá a entender que a passagem de Beyoncé foi feita em um período ruim, por ofuscar debates considerados por ela como importantes, além do projeto de Gavassi, foi motivo de críticas à Pitty. Algumas horas depois, quando ela já havia respondido algumas opiniões de internautas, a artista decidiu deletar a postagem.

“Pitty, você é fantástica, admiro demais sua história, por isso eu vou propor outro viés para tu olhar pra Bey: ela veio no Natal e fez os olhos do mundo olharem para Salvador, e nossa terra teve um puta evento lindo organizado por profissionais negros. Por mais Dulces assim”, comentou uma internauta na postagem já apagada pela cantora.

“Ela não começou o projeto agora no Brasil! E se tivesse começado agora? Quantos artistas fora da Bahia dão a atenção necessária para o estado, para a cidade de Salvador. Mesmo os nacionais? É bom pesquisar antes de sair postando. Já que você está dizendo que ela fez a irmã Dulce, deveria sair do seu sofá e ir fazer o mesmo, em vez de criticar”, pontuou outra pessoa.

Beyoncé, Viola Davis e outras celebridades escolhem Salvador como destino; entenda motivo

Em resposta à outra publicação, Pitty afirmou que o “rolê comercial e egocentrado que bombou nos últimos anos vendido (e comprado!) como empoderamento” causou um “esvaziamento” no significado de sororidade. Ainda, ela destacou que “nunca foi sobre nenhuma mulher em particular” e que se interessa em defender mulheres de “todos recortes, principalmente as mais vulneráveis”.

Pouco tempo depois, a cantora anunciou um “detox de redes” e desejou por “espaços onde a gente possa realmente se conectar para debater, conversar, evoluir sem tacar hate ou ironia”. A cantora completou a postagem afirmando que “conversas difíceis fazem parte da vida” e que “a vida não é um meme”.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.