Linhas azuis e luzes cor-de-rosa chamaram a atenção no cruzamento entre as avenidas Amazonas e Afonso Pena na noite desta quinta-feira (21). Por volta das 19h foi possível acompanhar os testes das iluminações e obras de arte digital que estão sendo preparadas para o
O obelisco, mais conhecido como “
O momumento é protegido pelo patrimônio histórico e, por isso, as intervenções foram feitas sem modificar o obelisco, porém permitindo que o belo-horizontino ressignificasse a própria cidade - para a organização do evento a obra “propõe despertar os sentidos para a cidade, desautomatizar o olhar de quem passa pela praça todos os dias”.
Iluminação pública e projeções
Além do obelisco, também tem intervenção na iluminação pública. O cor-de-rosa foi adotado para criar um ambiente diferente no centro, amplificando a experiência.
Os prédios do Cine Brasil, do P7, da UAI Praça 7 e outros edifícios dos arredores vão receber a obra “Paisagens digitais”, do artista digital e arquiteto Homem Gaiola. Usando o “laser mapping”, uma técnica que mapeia as construções e projeta animações em prédios e outros componentes da paisagem, ele quer instigar o público a conhecer o hipercentro de BH de uma nova forma.
“O desejo é destacar a simbologia do centro, dos caminhos da Praça Sete, esta grande encruzilhada; trazer significado para isso criando uma dinâmica, uma intervenção imersiva, criando um outro olhar sobre o lugar”, disse o artista à organização do evento.
Por ali passarão sereias, luzes, linhas. Um espetáculo de cores em todos os ângulos da Praça 7.
Serviço: “Paisagens digitais”
Parte da programação do
Festival Cine+10 De sexta (22) a domingo (24) de setembro, na Praça 7 (cruzamento das avenidas Amazonas e Afonso Pena), em Belo Horizonte
Projeções luminosas das 18h à meia-noite, de sexta a domingo
O Festival Cine+10 tem programação diária, a partir do meio-dia, reunindo música, teatro, artes digitais, cinema e outros. Veja a programação completa.