A Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, recebe nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro o Festival Cine +10 que celebra os dez anos de reabertura do Cine Theatro Brasil Vallourec. Estão programadas mais de 50 atrações gratuitas.
Serão três dias com muita música, circo, teatro, cinema, arte urbana, exposição interativa, tour histórico e arquitetônico, uma instalação artística inédita na Praça Sete, além de um palco na rua Carijós, em frente ao Cine Brasil. O Festival Cine +10 é de gratuito.
“Desde sempre, o Cine Brasil convive com a Praça Sete e a cidade. Quando pensamos em celebrar uma década de reabertura, quisemos ocupar a praça e o Cine Brasil com um pouco do que vivemos aqui, e um pouco do que cada um gosta, do jazz ao forró, do circo ao cinema, para crianças e adultos. Todo mundo cabe neste projeto”, afirma Sandra Campos, gerente de ação cultural do Cine Theatro Brasil Vallourec.
Veja programação
Teatro na hora do almoço [Palco Carijós]
“Como Sobreviver em Festas e Recepções com Buffet Escasso”, com Carlos Nunes (sexta, 12h)
“Acredite, um Espírito Baixou em Mim”, com Ilvio Amaral e Maurício Canguçu (sábado, 12h)
“Guara-pa-rir”, com Kayete e Guilherme Oliveira (domingo, 12h)
Música no fim do expediente [Palco Carijós]
Adriana Araujo (sexta, 18h)
Belina Orkestar (sábado, 16h)
Daparte (sábado, 17h)
Domingo
Haverá um palco ao ar livre, com cadeiras espalhadas ao longo de parte da avenida Amazonas e tendo o Cine Brasil de cenário. As apresentações programadas são:
Trio Lampião (domingo, 14h)
Grupo CircoLar - “Circo de Brinquedo” (domingo, 15h)
Teatro “O Auto da Compadecida”, Grupo Maria Cutia (domingo, 16h)
Marcus Viana, Sagrado Coração da Terra e Transfônica Orkestra - “Concerto Viva a Praça Sete” (domingo, 17h30)
Cenografia especial
Nos três dias de evento, haverá uma cenografia especial no quarteirão fechado da rua Carijós. “O pirulito receberá uma instalação artística em neon que respeita e não cria interferências no patrimônio e, ao mesmo tempo, propõe despertar os sentidos para a cidade, desautomatizar o olhar de quem passa pela praça todos os dias”, detalha a organização do evento.
À noite, a proposta é colorir a iluminação pública, na cor rosa, criando o ambiente para uma experiência única e memorável.
Laser Mapping “Paisagens digitais” do arquiteto e artista digital Homem Gaiola (sexta, sábado e domingo das 18 às 0h). A performance [com técnica que projeta animações em laser para mapear a arquitetura/estrutura, realçando e criando efeitos, em diálogo e trazendo novos significados] irá ocupar a Praça Sete — pirulito, P7, Cine Brasil e prédios nos arredores — durante o festival. “O desejo é destacar a simbologia do centro, dos caminhos da Praça Sete, esta grande encruzilhada; trazer significado para isso criando uma dinâmica, uma intervenção imersiva, criando um outro olhar sobre o lugar”, diz o artista.
Realização
O Festival Cine+10 é um projeto da Árvore, com patrocínio da Vallourec, via Lei Federal de Incentivo à Cultura; e é realizado pelo Cine Theatro Brasil Vallourec e pelo Ministério da Cultura. Conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e o apoio da Rádio Itatiaia.
A programação completa está disponível em