BH: Justiça nega exame de sanidade mental a homem que matou namorada trans

Matheus Henrique Santos Rodrigues está preso pelo homicídio de Christina Maciel Oliveira; crime foi cometido em 20 de outubro na Região de Venda Nova

Matheus Henrique Santos Rodrigues, de 36 anos, saiu andando tranquilamente após cometer o crime

A Justiça indeferiu o pedido de instauração de incidente de insanidade mental de Matheus Henrique Santos Rodrigues, que matou Christina Maciel Oliveira, de 45 anos, mulher trans e ex-companheira do acusado, na Rua Padre Pedro Pinto, Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, no último dia 20 de outubro. A ação foi registrada por câmeras de monitoramento.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a decisão foi assinada pela juíza Ana Carolina Rauen Lopes de Souza, do 1º Tribunal do Júri Sumariante da Comarca da capital mineira.

Ela argumentou que não há qualquer documentação, prontuário médico, relatório técnico ou estudo social que aponte indícios mínimos de comprometimento da higidez mental do acusado que justifique, neste momento, a instauração do incidente.

“A realização do exame pericial somente se mostra necessária quando os elementos constantes dos autos, analisados com razoável discricionariedade técnica, indicam a possibilidade de que o acusado não pudesse, ao tempo do fato, entender o caráter ilícito de sua conduta ou determinar-se de acordo com tal entendimento. No presente caso, não há qualquer elemento que suscite dúvida razoável quanto à integridade mental do réu”, explicou.

Porém, a decisão ainda afirma que existe possibilidade de reavaliação futura do pedido, caso surjam elementos concretos que justifiquem a demanda.

Leia também

Relembre o caso

Câmeras de segurança registraram o momento em que Matheus Henrique Santos Rodrigues espanca e mata Christina Maciel Oliveira a chutes no meio da rua.

Nas filmagens é possível ver a vítima andando pela calçada e Matheus vindo logo atrás. Ele inicia as agressões brutais com um soco pelas costas que acerta, de raspão, a cabeça da vítima, que cai ao chão.

Em seguida, ele acerta quatro chutes com muita força no rosto de Christina, deixando-a desacordada. Mesmo com a vítima já imóvel no chão, o autor dá continuidade às agressões, desferindo mais cinco chutes na cabeça dela. O crânio da mulher foi esmagado.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...