São Paulo confirmou 50 casos de intoxicação por metanol por consumo de bebidas alcóolicas, conforme balanço atualizado pelas autoridades de saúde nesta quarta-feira (3). O boletim foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.
Entre os casos, dez mortes foram confirmadas. As vítimas são quatro homens, com idades entre 26 e 54 anos, residentes na capital paulista; uma mulher de 34 anos, de São Bernardo do Campo; dois homens, de 23 e 25 anos, e uma mulher de 27 anos, de Osasco; além de um homem de 37 anos, de Jundiaí, e outro de 26 anos, de Sorocaba.
Ainda segundo o balanço divulgado, seis casos permanecem em investigação,
O que é o metanol?
Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, é um “composto orgânico da família dos álcoois, sendo líquido à temperatura ambiente”. O metanol é inflamável e incolor e tem grande potencial de intoxicação.
Quando consumido, mesmo em doses pequenas, pode levar à morte. O envenenamento pela ingestão do composto é causado pela interação das enzimas hepáticas e o metanol, que formam o formaldeído e o ácido fórmico.