São Paulo confirma 50 casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas

Dados foram divulgados nesta quarta-feira (3), em boletim da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo

Boletim da Secretaria de Saúde de São Paulo apontou a confirmação de 50 casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas

São Paulo confirmou 50 casos de intoxicação por metanol por consumo de bebidas alcóolicas, conforme balanço atualizado pelas autoridades de saúde nesta quarta-feira (3). O boletim foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Entre os casos, dez mortes foram confirmadas. As vítimas são quatro homens, com idades entre 26 e 54 anos, residentes na capital paulista; uma mulher de 34 anos, de São Bernardo do Campo; dois homens, de 23 e 25 anos, e uma mulher de 27 anos, de Osasco; além de um homem de 37 anos, de Jundiaí, e outro de 26 anos, de Sorocaba.

Ainda segundo o balanço divulgado, seis casos permanecem em investigação, incluindo cinco óbitos: um paciente de 39 anos em Guariba; um de 32 anos em São Vicente; um de 31 anos em São José dos Campos; e dois em Cajamar, de 29 e 38 anos. Até o momento, 520 casos foram descartados.

O que é o metanol?

Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, é um “composto orgânico da família dos álcoois, sendo líquido à temperatura ambiente”. O metanol é inflamável e incolor e tem grande potencial de intoxicação.

Quando consumido, mesmo em doses pequenas, pode levar à morte. O envenenamento pela ingestão do composto é causado pela interação das enzimas hepáticas e o metanol, que formam o formaldeído e o ácido fórmico.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...