O feriado de 7 setembro representa uma das datas mais significativas do nosso calendário, a Independência do Brasil. Claro que o fato histórico também foi retratado pelo cinema nacional, em produções que, inclusive, ajudaram a recuperá-lo em seu momento de maior crise. Para quem tiver interesse em se aprofundar nessa história, listamos 5 filmes que, de alguma forma, falam sobre o processo de invasão do Brasil pelos portugueses até a declaração de sua independência, no fatídico 7 de setembro.
“Carlota Joaquina - Princesa do Brazil”
A abundante nobreza de Marco Nanini e seus pitorescos hábitos alimentares desenham um Dom João VI típico do escracho cinematográfico que propõe o filme. A Cartola Joaquina de Marieta Severo aparece igualmente exagerada, escandalosa e antipática.
O tom de comédia transversal está dado. Na trajetória da “Família Real” até o Brazil dos pesadelos de sua nova princesa saltam aos olhos as imagens tecnicamente perfeitas, o colorido estrategicamente planejado e a excelência das ambientações produzidas.
Afora isso, o elenco é de primeiríssima qualidade, e oferece para admiração as interpretações de generosos comediantes do quilate dos já citados, e, ainda, Ney Latorraca, Ludmila Dayer, Maria Fernanda e o extraordinário Antônio Abujamra. O filme é conduzido em tema de sátira e diabólicas exaltações promíscuas às aventuras da “Família Real” portugobrazileira.
“Caramuru - A Invenção do Brasil”
Lançado em 2001, o filme “Caramuru - A Invenção do Brasil”, também decorre em tom de comédia, e se foca no período em que os portugueses invadiram as terras habitadas pelos indígenas. Dirigido por Guel Arraes, o longa-metragem apresenta Selton Mello como o português náufrago que vive uma relação nada monogâmica com as índias interpretadas por Camila Pitanga e Deborah Secco. O elenco estrelado ainda conta com Tonico Pereira, Débora Bloch, Diogo Vilela e Pedro Paulo Rangel.
“Os Inconfidentes”
Para muitos, um dos melhores filmes de caráter histórico sobre o Brasil, “Os Inconfidentes”, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade em 1972, aborda o período da Inconfidência Mineira e traça um perfil nada lisonjeiro dos intelectuais envolvidos no movimento que teriam deixado ao alferes Tiradentes a sorte de ser sacrificado. No elenco, estão nomes de peso do cinema nacional, como Paulo César Pereio, José Wilker, Nelson Dantas, Fernando Torres, Carlos Gregório, Wilson Grey e Luís Linhares.
“Independência ou Morte”
No mesmo ano de 1972, o diretor Carlos Coimbra levou para a tela grande o filme “Independência ou Morte”, com Tarcísio Meira no papel do imperador Dom Pedro I. Sem negar a sua vocação romântica, o longa-metragem se detém sobre os acontecimentos que levaram à declaração de independência do Brasil da coroa portuguesa, com o folclórico grito dado às margens do rio Ipiranga. No elenco, ainda estão Glória Menezes, Manuel de Nóbrega, Emiliano Queiroz, José Lewgoy, entre outros.
“Brava Gente Brasileira”
Com o título retirado dos versos do poeta e jornalista Evaristo da Veiga escritos para o refrão do Hino da Independência, o filme “Brava Gente Brasileira”, rodado no ano 2000, aborda a expedição de um português enviado pela coroa por terras ainda dominadas pelos indígenas. Dirigido por Lúcia Murat, o longa-metragem traz no elenco o ator português Diogo Infante, e, ainda, Leonardo Villar, Murilo Grossi, Sérgio Mamberti, Buza Ferraz, dentre outros. O filme estreou no festival de Toronto e rendeu premiações a seus participantes nas categorias melhor atriz e melhor trilha sonora em Brasília.