Quem circulou pelo TikTok nas últimas semanas deve ter se deparado com a música “Makeba”, da cantora francesa Jain. A canção ficou entre as mais procuradas do Shazam, aplicativo que descobre qual música está sendo tocada, em mais de 25 países.
Lançada em 2015, o hit estava no álbum de estreia da cantora, mas viralizou só agora. Em 3 semanas, a música alcançou feitos impressionantes:
5 milhões de criações com desafios no TikTok e 9 bilhões de visualizações no app em 3 semanas;
Primeiro lugar na parada Global de músicas mais buscadas no Shazam;
A mais procurada no Shazam em 22 países;
Apareceu no top 200 do Spotify de 27 países;
Está nas paradas de mais de mais de 60 países na Apple Music.
Quem é Jain?
A cantora Jeanne Louise Galice, mais conhecida como Jain, tem 31 anos e nasceu em Toulouse, na França. Porém, devido ao trabalho do pai, um executivo da indústria do óleo, a artista passou parte da adolescência no Congo, no continente Africano.
Os anos vividos no Congo ajudam a explicar a musicalidade da cantora. “Foi no Congo que descobri como fazer canções, é onde nasci musicalmente. Então, quando eu era pequena ouvia muita música africana... Oumou Sangare, Salif Keita, Youssou N’Dour”, disse a cantora durante o lançamento da música.
Em “Makeba”, Jain mistura o pop ao afrobeat, em meio ao sotaque francês. A música foi inspirada em Miriam Makeba, a “Mama Africa”, musicista e ativista sul-africana que lutou contra o Apartheid.
Apesar do sucesso, a cantora diz que é constantemente acusada de apropriação cultural. “A questão é que sim, eu sou branca. E sim, eu adoro música africana e não há nada que possa fazer a respeito disso. Eu cresci com Youssou N’Dour e Fela Kuti em meus ouvidos, e foi nessa época e lugar que aprendi meus próprios valores. Não estou fingindo ser outra pessoa, só quero fazer música que seja sincera com quem eu sou e espero que as pessoas entendam isso”, desabafou.