Ouvindo...

Daniel comemora 40 anos de carreira com lembranças ao parceiro João Paulo

Cantor sertanejo nascido em Brotas, interior de São Paulo, uniu origens ao romantismo em músicas como ‘Declaração de Amor’

Daniel iniciou a carreira em 1983, ao lado do parceiro João Paulo, e gravou o primeiro disco no ano de 1985

Há 40 anos, o cantor Daniel iniciou sua trajetória na música brasileira ao lado do amigo João Paulo. Os dois se conheceram na cidade onde nasceram, em Brotas, interior de São Paulo e, juntos, levaram a música sertaneja para todo o Brasil.

Em 1985, já reconhecidos em festivais de rodeios pelos grotões do Brasil, os dois foram seduzidos pela indústria fonográfica e, muito novinhos, como revela a capa, colocaram na praça “Amor Sempre Amor”, que vendeu cerca de 25 mil cópias.

O caminho do sucesso estava apenas começando e teve, como grande marco, o lançamento, em 1991, de “Tá Faltando Amor”, balada romântica embalada no ritmo sertanejo, que catapultou a dupla de vez...

Essa trajetória ascendente só foi interrompida, de maneira dramática, em 1997, quando o cantor João Paulo sofreu um acidente de carro fatal e, aos 37 anos, deixou os seus fãs e grande parte do Brasil de luto.

Além dos nove discos, incluindo um derradeiro e emocionante registro ao vivo, a dupla deixou como legado sucessos atemporais, cantados a plenos pulmões pelo público, do porte de “Eu Me Amarrei”, “Minha Estrela Perdida”, “A Loira do Carro Branco”, “Só Dá Você na Minha Vida” e ainda uma versão inesquecível para “Desejo de Amar”, clássico romântico na voz da cantora Eliana de Lima que segue em alta.

Com a perda do parceiro de música e de vida, Daniel chegou a pensar em abandonar a carreira, mas foi demovido pelos familiares e amigos. Em 1998, ele deu a volta por cima em grande estilo, com o lançamento de seu primeiro disco-solo, que lhe rendeu indicação ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de música sertaneja e ainda faturou o disco de diamante pelas milhões de cópias vendidas, graças a sucessos como “Adoro Amar Você”, de Peninha e Elias Muniz, e “Declaração de Amor”, de Altay Veloso.

No mesmo ano, Daniel experimentou a atividade de apresentador de programa de TV pela primeira vez na vida, ao cobrir as férias de Xuxa, a Rainha dos Baixinhos, na TV Globo.

Ao longo dessas décadas, Daniel se consagrou como um dos mais prestigiados cantores da música brasileira, especialmente nos gêneros romântico e sertanejo, unindo influências que vão de Fábio Jr. e Wando a Chitãozinho & Xororó, Milionário & José Rico e Sérgio Reis. Dessa maneira, ele levou para seu repertório de sucessos músicas de Gonzaguinha, Geraldo Vandré, Renato Teixeira e Luiz Ayrão, criando, a partir daí, um estilo único, conduzido por seu timbre suave e acolhedor.

A partir de 2012, Daniel se tornou jurado do programa de calouros da Rede Globo. E agora, ao lançar o DVD que comemora os seus 40 anos de carreira, Daniel recebe a devida aclamação dos convidados que o prestigiaram e, claro, do público que sempre o acompanhou.