Ouvindo...

Quitéria Chagas desabafa após marido morrer vítima de câncer raro: ‘morreu ali comigo’

Francesco Locati estava com um câncer neurointestinal, e descobriu a doença quando não havia mais chances de cura

Quitéria Chagas e o italiano Francesco Locati estavam juntos há 15 anos

A atriz Quitéria Chagas, de 42 anos, contou que o marido, Francesco Locati, de 57, morreu vítima de um câncer neurointestinal - considerado raro - nesta sexta-feira (24). Em um longo desabafo nas redes sociais, ela explicou que saiu às presas do Brasil para Milão, na Itália, para cuidar do marido, que teve metástase.

Quitéria e Francesco se conheceram em 2008 na escola de samba Império Serrano, do Rio de Janeiro. “Sei que é aniversário da minha escola, mas estou sem energia. Desculpa. Vida virou de ponta a cabeça, tive que gerir e tenho muitas coisas emocionais e, infelizmente, burocráticas. Todos sabem que casei, poucos posts antigos, não exibia porque ele nunca gostou de flash, exposição, dizia a artista é você”.

“Lutei com ele diariamente no hospital, me pedia desculpas porque não fazia controles médicos (homens se cuidem). Só descobriu câncer terminal quando não tinha mais saída, era raro”, contou. De acordo com ela, o câncer se espalhou pelo corpo e ele teve metástase. “Hospital tentava amenizar a insuportável dor com morfina e, mesmo assim, agonizava de dor e eu ali vendo, tentando dar forças, mas sabendo do fim”, disse.

Durante o processo, Quitéria comenta que viu o marido sendo “devorado por dentro” e que foi “torturante”. Além disso, criticou os médicos da Itália, os definindo como “péssimos” na relação profissional/paciente.

Apesar de ser psicóloga, ela relata que está cuidando da saúde mental com ajuda de uma profissional. “Eu e minha filha estamos fazendo terapia. Mesmo sendo psicóloga, devemos fazer. Não somos perfeitos. Sofri, sofro, desabava, erguia e reerguia no meio do furacão”.

“Ouvir o pedido de desculpas dele, o eu te amo, a forma que ele foi morrendo comigo ali, a respiração indo embora e eu ali, não abandonei até o fim.. A gratidão que tenho por ele é imensurável, até nesta dor como aprendi [...] Deus sabe de tudo. Sempre lembraremos de você, faremos nosso melhor, tenha orgulho da gente, eu e Elena, nossa filha, te amamos, gratidão por tudo. Siga o caminho da luz no plano espiritual descanse em paz, Deus te dê a paz”, desabafou.

Quitéria ainda pediu desculpas caso fique ausente nas redes sociais. Ela, que está em outro país, contou que irá resolver burocracias e se dedicar aos cuidados da filha. “Certamente voltarei a morar no Brasil [...] Não dá pra viver com as fortes memórias daqui. Com calma, atualizo e vou me organizar dentro e fora. Gratidão pelo carinho, afeto de vocês sempre me acompanham. Tinha que compartilhar, homenagear e ao mesmo tempo dar alerta. Cuidem da saúde, é o mais importante”, alerta.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.