Todo mundo sabe que na noite de 24 de dezembro o Papai Noel viaja pelo mundo em um trenó puxado por renas para entregar os presentes nas mais diversas localidades. Alguns órgãos rastreiam o voo e podem ser acompanhados por quem quer saber por onde o velhinho anda.
Um deles é o Comando Norte-Americano de Defesa do Espaço Aéreo (Norad), uma organização dos EUA e do Canadá que faz a vigilância dos espaços aéreo e marítimo da região. É possível ver as informações na
A instituição informa que sabe apenas a rota do Papai Noel. “Isso significa que não podemos prever exatamente quando ele vai passar pela sua casa. No entanto, aprendemos com as experiências do passado que ele só aparece quando as crianças estão dormindo!”
O serviço funciona desde 1955 — na época, era chamado Comando Continental de Defesa Aérea. Para monitora a movimentação do Papai Noel, a instituição utiliza radares, satélites e aviões de caça. Uma equipe de voluntários atende às ligações de crianças que querem saber onde está o Papai Noel.
Nas noites de Natal, o Norad recebe mais de 100 mil ligações de 200 países diferentes de pessoas que querem mais informações sobre a rota do velhinho nessa noite. Além disso, a equipe de plantão responde a mais de 10 mil e-mails sobre o assunto.
Outro serviço que acompanha o voo do velhinho é o Flightradar24, que faz rastreio de voos. É possível acompanhar
O Norad divulga a ficha técnica do trenó do Papai Noel. Veja:
Projeto: K. Kringle & Elfos Ltda.
Comprimento: 75 pirulitos (ou 150 brigadeiros)*
Largura: 40 pirulitos (ou 80 brigadeiros)*
Altura: 55 pirulitos (ou 110 brigadeiros)*
Peso na decolagem: 75 mil jujubas
Passageiros: Um (o Papai Noel, que pesa 118 Kg na decolagem e 572 Kg no pouso, depois que participa de diversas Ceias de Natal)
Peso da carga (presentes): 60 toneladas
Peso no pouso: 80 mil jujubas (o veículo acumula gelo e neve durante o voo)
Propulsão: Nove renas (Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago)
Armamento: Chifres (usados pelas renas apenas para defesa)
Velocidade de subida: Um piscar de olhos
Velocidade máxima: Mais rápido que a luz das estrelas
*As dimensões declaradas do trenó não incluem as renas