Ouvindo...

Ed Nasque e Ana Martins Marques estreiam parceria com poesia musicada

Lançamento da faixa ‘Poema de Trás para Frente’ coloca em contato obra dos artistas mineiros de diferentes gerações

Ed Nasque criou música delicada e comovente para o ‘Poema de Trás para Frente’, da escritora Ana Martins Marques

Um encontro de sensibilidades. Assim pode ser definido o lançamento da faixa “Poema de Trás para Frente”, que põe em contato direto a poesia de Ana Martins Marques e a música de Ed Nasque. É, também, um encontro de gerações e, sobretudo, o de uma artista consagrada – já premiada no mundo inteiro com sua produção literária – com um jovem em começo de carreira, enfrentando todos os reveses e dissabores inerentes a esses inícios.

Mas há, também, convergências. Ana e Ed são de Belo Horizonte, embora o músico tenha passado os últimos anos em Ouro Preto, onde se formou na Universidade Federal da cidade histórica. O acento mineiro está presente, mas não de maneira direta como poderia se esperar. Ele é transversal, de esguelha.

“Poema de Trás para Frente” encerra “O livro das semelhanças”, de 2015, e diz: “a memória lê o dia de trás para frente/acendo um poema em outro poema”. Ed Nasque aborda esse universo com sobriedade, e uma leve melancolia na voz.

A música persegue as palavras, e não o contrário. Algo parece ficar grudado na pele, nos ouvidos, na alma, à medida em que as ideias presentes naquelas letras e nas notas musicais são cuidadosamente ruminadas.

Não é a primeira experiência musical de Ed com a poesia. Embora jovem e em início de carreira, no seu primeiro disco, “Interior”, lançado no ano passado, ele estreou parceria com o também poeta Antonio Martins em “O Rio e o Mar”, e recitou poema de sua própria lavra em “Outono”. É, a poesia o guia.