Nascido Jorge Leal Amado de Faria, o escritor baiano Jorge Amado teria completado 110 anos na última quarta-feira (10). Um dos maiores representantes da literatura em língua portuguesa, o autor se orgulhava de ser um intérprete do povo brasileiro em seus romances de “recriação da vida”.
O escritor nasceu em uma fazenda em Itabuna, na Zona do Cacau da Bahia. Durante a vida, Jorge passou longos períodos em Ilhéus, também na região do cacau, área escolhida para ambientar grande parte da obra do autor. No total, foram 49 livros publicados e transformados em clássicos da literatura brasileira - e mundial.
Com originalidade, o autor destacava a realidade das classes populares e marginais do Nordeste brasileiro através da ficção. Além do cenário marcante, grandes personagens como Gabriela, Dona Flor, Quincas Berro d'Água e Pedro Bala foram imortalizados no imaginário brasileiro. “Os verdadeiros pioneiros, os que constroem a vida, são as pessoas simples, que vem de baixo”, defendia o escritor.
Jorge Amado morreu em 6 de agosto de 2001, aos 88 anos. Atemporal, continua sendo recordista de obras vendidas e traduzidas e mantém o título de escritor com mais obras adaptadas para cinema, teatro e televisão.
(Sob supervisão de Lara Alves)