A Receita Federal do Brasil confirmou que trabalha junto ao Governo Federal para viabilizar o ingresso de novos servidores. A informação foi dada em resposta à TV Brasil, que exibiu nesta semana uma reportagem especial sobre os desafios enfrentados pelo órgão, especialmente nas áreas de controle aduaneiro e combate a crimes em portos e aeroportos.
Em nota, a instituição reconheceu a importância de recompor o quadro de pessoal.
Déficit de servidores
Durante a reportagem exibida no programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, o presidente do Sindifisco Nacional, Dão Real Pereira dos Santos, afirmou que o número de servidores atuando na aduana brasileira é inferior ao de outros países.
Segundo ele, a limitação do quadro impacta diretamente a fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras, considerados pontos estratégicos no combate ao contrabando, tráfico internacional e outras práticas ilícitas.
A matéria destacou a chamada “logística do crime” nessas áreas, reforçando a necessidade de estrutura e efetivo adequados para ampliar a capacidade de controle do Estado.
Novo concurso no horizonte
A expectativa no meio concurseiro é que um novo certame possa ser autorizado ainda em 2026, com publicação de edital e realização das provas em 2027. Até o momento, no entanto, não há autorização formal divulgada.
Como foi o último concurso
O último concurso da Receita Federal foi realizado em 2022, sob organização da Fundação Getulio Vargas (FGV). Na ocasião, foram ofertadas 699 vagas:
- 230 para Auditor-Fiscal
- 469 para Analista-Tributário
A validade do certame expirou no fim de 2025, sem prorrogação, após a convocação de todos os aprovados. Além das vagas imediatas, o governo autorizou posteriormente o chamamento de excedentes. Ao todo, 1.217 candidatos foram convocados.
Com a lista zerada e o reconhecimento oficial da necessidade de reforço no quadro, cresce a expectativa por uma nova seleção nos próximos anos.