Ouvindo...

Presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimenta Lula por vitória: ‘eleições livres e limpas’

Norte-americano ressaltou que a vitória do presidente eleito se deu em eleições “livres e limpas”

Biden parabenizou Lula pela vitória nas eleições

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumprimentou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais deste domingo (30).

Em um comunicado divulgado na noite de hoje, Biden enviou os parabéns a Lula, ressaltando que pretende trabalhar junto ao presidente eleito

“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis. Estou ansioso para trabalhar juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos”, afirmou o presidente norte-americano.

A manifestação de Biden se junta a de diversos outros chefes de Estado, que já se manifestaram parabenizando Lula pela vitória nas eleições.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que a vitória do petista abre uma “nova página na história do Brasil”.

“Parabéns, caro @LulaOficial, por sua eleição que abre uma nova página na história do Brasil. Juntos, uniremos forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, afirmou.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, também felicitou Lula pela vitória no pleito e afirmou que o resultado das eleições brasileiras abre um novo tempo para a história da América Latina.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, parabenizou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em uma postagem em seu perfil oficial no Twitter, o chefe de Estado mexicano, disse: “Ganhou Lula, bendito povo brasileiro. Haverá igualdade e humanismo”.

Lula eleito presidente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está eleito presidente da República. Com 99% das urnas apuradas, o petista tem 51% dos votos válidos contra 49% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com quem disputou o segundo turno das eleições neste domingo (30).

A apuração começou logo após as 17 horas (horário de Brasília), quando foi encerrado o prazo de votação em todo o país. Logo no início da abertura das urnas eletrônicas, Lula começou liderando e chegou a ter 57% dos votos, mas a diferença foi caindo à medida que a apuração avançava.

Bolsonaro chegou a ter 54% dos votos, mas às 18h44 - de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - o ex-presidente virou e assumiu a dianteira na corrida presidencial.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.