Ouvindo...

Lula: ‘A maioria do povo brasileiro deixou claro que deseja mais democracia’

Eleito presidente, Lula fez o primeiro discurso pedindo a pacificação do país e redução nos discursos de ódio

Eleito presidente, Lula faz seu primeiro discurso e pede união ao país

Em seu primeiro discurso após ser eleito presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a vitória nas urnas não foi do PT ou dos partidos que apoiaram sua candidatura, mas de um movimento democrático que se formou no país. O petista pediu a união do país e prometeu a retomada de programas sociais para combater a fome e a pobreza no Brasil.

“Chegamos ao final de uma das mais importantes eleições de nossa história. Uma eleição que colocou frente a frente dois projetos opostos de país e que hoje tem um único e grande vencedor: o povo brasileiro. Não é uma vitória minha nem do PT, nem dos partidos que me acompanharam na campanha, é a vitória de um imenso movimento democrático que se formou acima dos partidos políticos, para que a democracia saísse vencedora. A maioria do povo brasileiro deixou claro que deseja mais democracia, mais inclusão, deseja mais e não menos igualdade em nosso país”, disse Lula.

Lula pediu a pacificação do país e prometeu voltar com os programas sociais de seu governo. “Meus amigos e minhas amigas, a partir de 1º de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileirinhas e não apenas aqueles que votaram em Minas. Não existem dois brasis, somos um único povo, uma única nação. Não interessa a ninguém viver em uma família onde reina a discórdia”, afirmou em seu discurso o petista.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.